Alagoas

Tempestade ameaça Maceió e Recife, diz Climatempo

TNH1 com Climatempo | 16/06/19 - 20h59
Nuvens muito carregadas próximas do litoral de PE e da PB no começo da tarde de 16/6/19 | Reprodução Climatempo

Novas áreas de instabilidade crescem no litoral leste do Nordeste e além de provocar mais chuva forte em Recife, que sofreu com alagamentos na semana passada. Desta vez a tempestade pode atingir também a região metropolitana de Maceió e litoral de Alagoas. 

As informações são do Climatempo, que ressalta que a quantidade de chuva esperada para Recife é maior do que para Maceió. Mesmo assim, a meteorologia aponta que esta segunda-feira, 17, deve ser de muita chuva no litoral de Pernambuco e Alagoas. As regiões metropolitanas de Recife e de Maceió também ficam com tempo instável, com predomínio de céu nublado e chuva no decorrer do dia.

PERIGOS -  A situação é de alerta para chuva forte e volumosa durante várias horas, com potencial para causar mais alagamentos, desmoronamentos e queda de barreiras. 

PERNAMBUCO

No fim da semana passada, a região da capital de Pernambuco sofreu com graves alagamentos por causa da chuva muito volumosa. Somente entre os dias 13 e 14 de junho, em um local de Recife, o Instituto Nacional de Meteorologia registrou 147,2 mm de chuva. No total de 48 horas, entre 12 e 14 de junho, choveu 213,6 mm que representam 55% da média de chuva para todo o mês de junho. Vários municípios da região metropolitana de Recife tiveram transtornos provocados pela chuva forte do fim da semana passada.

No começo da tarde do domingo, 16, a região metropolitana de Recife estava com muita nebulosidade e chuva e já era possível observar nuvens bastante carregadas próximas ao litoral de Pernambuco. A região de Maceió tinha só muita nebulosidade.

Na imagem da nebulosidade captada pelo satélite GOES-16, às 13h30  em Brasília (16:30 UTC), as nuvens com potencial para chuva moderada a forte aparecem como manchas vermelhas, alaranjadas e amarelas.