Nordeste

'Tempestade de areia' assusta moradores de Petrolina (PE) e Juazeiro (BA) 

Uol | 01/04/21 - 16h50
Reprodução

Moradores das cidades de Petrolina, em Pernambuco, e Juazeiro, na Bahia, foram surpreendidos por uma tempestade de areia que invadiu os dois municípios.

Os registros do fenômeno, que ocorreu na última terça-feira (30), viralizou hoje na internet. A previsão do tempo para as duas cidades era de chuva mas, em vez de água, a população presenciou ventos fortes e muita areia.Em Petrolina, a areia das margens do rio São Francisco tomou as ruas. O susto para quem passava pela área foi grande.

O engenheiro de produção Robson Cerqueira precisou encostar o carro. "Fiquei sem visibilidade. Já tinha visto esse tipo de vento forte, mas não com aquela areia toda", disse.

Do outro lado do Velho Chico, Juazeiro sofreu menos com o efeito da ventania, mas também viu a areia dificultando a circulação dos veículos na BR-235.
Ao UOL, o meteorologista Roni Guedes contou que todo o Sertão pernambucano e cidades adjacentes, como Juazeiro, receberam uma formação de nuvens cúmulos-nimbos, conhecidas por, graças à ação dos ventos, ganharem muito desenvolvimento vertical, medindo vários quilômetros de altura e sendo frequentemente associadas a eventos meteorológicos extremos.

Na região afetada essa semana, elas causaram pancadas de chuvas e a "tempestade de areia".

"Em Petrolina não choveu, mas nas cidades vizinhas as precipitações foram fortes. As rajadas de vento atingiram a orla e, por esse motivo, levantou aquele tanto de areia", explicou.

Guedes esclareceu que o sistema gera uma queda brusca de temperatura, por conta das nuvens de grande desenvolvimento vertical, atingindo áreas mais frias.

"O fenômeno é até comum naquela região, acontece muito. Só que desta vez pegou a orla do São Francisco e levantou a areia da margem", concluiu.
A reportagem procurou as prefeituras das duas cidades para saber quais tipos de transtornos foram causados pelo fenômeno.

Em nota, Petrolina disse que "não há registros de prejuízos, até o momento, por conta dessa ventania e que não foi necessária a limpeza nesses locais devido a esse fato específico".

Já Juazeiro informou que não registrou chamados de emergência por causa da nuvem de areia.

A prefeitura da cidade baiana disse que o fenômeno não causou incidentes, mas diminuiu a visibilidade nas ruas e assustou moradores.

"A tempestade começou por volta das 15h, quando foi observada a formação de uma densa nuvem, seguida de ventania com poeira e areia. Por volta das 16h, a intensidade dos ventos começou a diminuir", ressaltou o comunicado.

Tempestade x ventania

Geógrafo e professor de climatologia da UFPE (Universidade Federal de Pernambuco), Lucivânio Jatobá explicou que para que haja uma tempestade de areia é preciso que exista no local a conjugação de dois fatores: "Ventos fortes e uma grande quantidade de areia", destacou.

O professor verificou que o fenômeno que ocorreu nas cidades vizinhas não alcançou grande proporção. "Não adquiriu o tamanho das que se verificam no Saara, por exemplo. Foi modesta, mas podemos chamá-la de pequena tempestade de areia", disse.