Nordeste

Tempo: PE, PB e RN têm grandes riscos de alagamentos, deslizamentos e transbordamentos de rios

TNH1 com Agências | 14/05/21 - 17h04
Foto: Bruno Campos/JC Imagem

Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) divulgou alerta vermelho  de acumulado de chuvas. Em Pernambuco, na Paraíba e no Rio Grande do Norte. Nessa região, a chuva é superior a 60 mm/h ou acima de 100 mm/dia com grande risco de alagamentos, transbordamentos de rios e deslizamentos de encostas. 

O estado vizinho de Pernambuco, cujas chuvas influenciam diretamente no volume de água aqui em Alagoas,  sofre com alagamentos e deslizamentos de terra. Em apenas seis horas, entre a 0h e às 6h de hoje, o índice de chuvas registrado no Recife chegou a 42,44 mm, que equivale a 13% previsto para todo o mês de maio para a cidade. A Defesa Civil informou ainda que recebeu 41 chamados da população desde as 19h da quinta (13). 

Em Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife, uma família  ficou soterrada após uma barreira ceder. Ainda ontem, o corpo de um adolescente, de 16 anos, foi encontrado sem vida. O jovem era o filho mais velho do casal. A  filha mais nova, de 12 anos, também segue desaparecida. Todos os familiares estavam em casa no momento do desabamento. 

AL: meteorologia prevê menos chuva no litoral

O Alerta Meteorológico emitido pela Sala de Alerta da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) prevê que neste sábado (15) o volume de chuva deve diminuir em todo Litoral, com possibilidade de chuvas passageiras intercaladas com períodos de tempo seco durante todo o dia. A temperatura pode chegar aos 23ºC de mínima e 29ºC de máxima.

Já no Sertão, deve predominar o tempo seco, com sol entre poucas nuvens, mas as temperaturas na região podem chegar aos 19ºC de mínima e aos 31ºC de máxima.