Alagoas

Tempo: próximas 12h devem ser de mais chuvas em Alagoas, alerta meteorologia

Theo Chaves | 26/05/22 - 09h28

A quinta-feira deve continuar chuvosa em todo o estado. A previsão é de um grande volume de chuvas nas próximas horas. O aviso meteorológico foi reforçado na manhã desta quinta-feira, 26, pelo coordenador da Sala de Alerta Secretaria do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), Vinícius Pinho, que também atentou para um risco ainda maior de deslizamentos e alagamentos em todo o estado.

Em entrevista ao TNH1, o meteorologista disse que são esperados mais de 70 milímetros de chuvas nas próximas 12 horas. "Algumas cidades já registraram mais de 300 milímetros no volume acumulado de chuvas em 48 h. E a previsão para as próximas horas é de mais chuvas. Podemos registrar até 80 milímetros na média geral, em todo o estado", disse.

Segundo o alerta hidrológico da  Semarh, a previsão é de continuidade das chuvas nesta quinta principalmente nas regiões ambientais do Agreste, Litoral, Zona da Mata e Baixo São Francisco.Também deverão continuar ocorrendo inundações nos rios que não são monitorados em tempo real, como Jacarecica, Rio Santo Antônio, Rio Camaragibe e Rio Manguaba

Áreas de risco - Pinho também alertou para as consequências que a previsão de um grande volume de chuvas representa aos moradores em áreas de risco. " Em alguns locais, o solo está gelatinoso e saturado devido o acumulado de chuvas nas últimas 48h. A atenção terá que ser redobrada nessas regiões. Existe um risco ainda maior de queda de barreiras, deslizamentos e alagamento", alertou. 

Ainda segundo o meteorologista, o tempo deve continuar instável durante todo o final de semana, porém a intensidade da chuvas deve diminuir a partir desta sexta-feira, 27.