Brasil

Temporal para trem e alaga vias do ABC paulista

Folhapress | 23/11/18 - 19h44
Folhapress

Um temporal provocou alagamentos, desabamento de um imóvel, queda de árvore e interrupção na circulação dos trens no ABC paulista no fim da tarde desta sexta (23). Segundo os bombeiros, apesar da intensidade da chuva, não houve vítimas.

Em Mauá, uma casa que estava construída sobre uma galeria desabou na rua Cedro. Não houve feridos. Outras quatro residências foram interditadas pela Defesa Civil, e as famílias acabaram atendidas por vizinhos. Segundo a prefeitura, foram 26 pontos de alagamento no município, que recebeu cerca de 50 mm de chuva.

Em Santo André, bombeiros receberam 36 chamados sobre alagamentos e 17 sobre queda de árvores. A avenida dos Estados, que margeia o rio Tamanduateí, ficou sob a água. No Shopping Gran Plaza, corredores foram fechadas por causa da enchente e, às 19h30, lojistas tentavam retomar o atendimento. No cemitério da Vila Pires, um muro desabou.

A chuva forte provocou alagamento e a paralisação da circulação dos trens entre as estações Capuava e Santo André da linha 10-turquesa da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos).

Segundo a companhia, a operação Paese (Plano de Atendimento entre Empresas de Transporte em Situação de Emergência) foi acionada. Por causa da chuva, entretanto, os motoristas tiveram dificuldade para levar os ônibus até as estações.

A interrupção na circulação dos trens começou por volta das 17h15 e causou transtorno aos moradores que da região retornavam do trabalho. Até as 19h30, a CPTM não confirmava o retorno da operação.