Nordeste

Temporal provoca inundação no interior de Pernambuco

Diário de Pernambuco | 06/02/20 - 12h05
Reprodução/Twitter

A Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) emitiu um aviso meteorológico indicando chuva de intensidade forte no Sertão e Agreste pernambucanos. Desde a noite desta quarta-feira (6), cidades do interior registram inundações. O volume de chuvas no mês de janeiro foi de 76,5 e já ultrapassou a média esperada para a região. A previsão para esta quinta é de tempo nublado com pancadas de chuva e variação térmica entre 33°C e 20°C. A força do vento é moderada e a umidade relativa do ar varia entre 45% a 95%.

De acordo com o monitoramento meteorológico da Apac, o município de Dormentes, no Sertão, registrou maior volume pluviométrico, com o acumulado de 96,13 mm nas últimas 24h. Em Floresta foi registrado 88,60 mm, em São José do Belmonte 80,28 mm e Petrolina 73,71 mm.

Em Ouricuri, as ruas ficaram alagadas e a BR-122, que liga ao município de Bodocó ficou inundada impedindo a passagem de veículos pelo trecho. Através das redes sociais, os moradores se dividiram entre reclamações em meio aos transtornos provocados por alagamentos e reações positivas diante das chuvas após o período de seca.

"Nessa época começam as chuvas no Sertão, é natural da climatologia da região. Isso acontece devido a vórtices ciclônicos de altos níveis e também começa a atuar a zona de convergência intertropical. O que significa que tem muita nebulosidade e, por consequência, muita chuva nos meses de janeiro, fevereiro e março. Estamos no período de seca severa e essa chuva deve amenizar a situação", comenta o meteorologista da Apac, Vinícius Gomes.

A previsão de chuvas, no entanto, não se estende para a Região Metropolitana do Recife (RMR) e Zona da Mata. "A perspectiva é que essas chuvas continuem e excedam a média acumulada do Sertão. Não há previsão de chuva para Região Metropolitana e Zona da Mata. A previsão é de que a chuva continue amanhã no Sertão e o aviso meteorológico pode ser renovado para o fim de semana", explicou Gomes.