Termina nesta segunda-feira o prazo para partidos, coligações e federações partidárias apresentarem o registro de candidatos para as eleições 2022.
LEIA TAMBÉM
O eleitor vai ter o direito de votar para presidente da República, governador, senador, deputado federal e deputado estadual ou distrital (caso do Distrito Federal).
Em Alagoas, o mistério é por conta dos concorrentes ao Senado, pois até domingo havia incerteza quanto aos dois suplentes que, necessariamente, têm de ser indicados por cada concorrente a senador.
Aqui no Estado o favorito na disputa ao Senado é o ex governador Renan Filho, segundo avaliação geral, inclusive pesquisas de intenção de voto.
O nome inicialmente cogitado era o da esposa de Renanzinho, Renata Calheiros, mas gerou um desgaste para o candidato do MDB, pois seu pai, Renan Calheiros, já é senador e especula-se que sendo eleito o ex governador concorreria de novo ao governo do Estado em 2026 – e ficariam sogro e nora exercendo mandato no Senado.
Outros nomes surgiram como opção, até que prevaleceram os do empresário Fernando Farias para primeiro suplente e o da médica Adélia Konishi (PV) para a segunda suplência.
O prazo para registro de todas as candidaturas se encerrou às 8 horas da manhã, pela internet, mas até 19 horas a entrega do pedido de registro com a respectiva documentação pode ser feita diretamente no Tribunal Regional Eleitoral.
No caso das eleições para deputado ou estadual ou distrital a legislação exige que 30% das candidaturas por cada legenda seja de mulheres.
A partir do registro as candidaturas só podem ser substituídas nos casos de impugnação, morte ou renúncia.
LEIA MAIS
+Lidas