Agenda Cultural

Terra Seca: Gotas de Esperança; peça de grupo estudantil no Teatro Deodoro

24/11/15 - 11h21

Espetáculo é produzido pelo grupo UmBeta de teatro estudantil (Crédito: Divulgação)

Espetáculo é produzido pelo grupo UmBeta de teatro estudantil (Crédito: Divulgação)

Da escola para o palco do teatro. Este foi o caminho seguido pelo grupo UmBeta de teatro estudantil para levar a um público mais amplo a peça "Terra Seca: Gotas de Esperança", de autoria de Marcela Moura e dirigida por Andréa Lins e Thomaz Japiassú. O espetáculo, cujo tema principal se volta à questão da falta de água, será realizado no dia 26 de novembro, às 19h30min, no Teatro Deodoro.

A peça, com 30 participantes, estreou, pela primeira vez, para concorrer na Mostra Cultural 2015 do Colégio Atheneu, utilizando como argumento o problema da escassez da água potável que hoje afeta boa parte da região sudeste do país. No elenco, os adolescentes Beatriz Acioli, João Victor Maciel, Laura Lins, Luana Buarque, Mirely Santos, Paulo Roberto vivem os dramas de uma história passada na atualidade, mas que trazem alguns elementos de memória de outros tempos mais difíceis.

O grupo UmBeta existe há 5 anos e participa de mostras culturais no colégio. Cada trabalho realizado tenta enfatizar com seriedade por meio da dramatização uma realidade ou uma obra brasileira. Para Laura Lins, uma das componentes da peça, “o tema da água tem grande importância nos dias atuais e, sabendo que no futuro, podemos perder esse bem tão precioso, isso nos ajudou a repensar a questão. Tentamos conscientizar as pessoas a refletir sobre a questão da água e a desenvolver uma cultura do cuidado, como reduzir, reutilizar, reciclar, respeitar e reflorestar”.

Com coreografias de Lourdes Andréa e Thomaz Japiassú, o espetáculo foi organizado pelo espaço Lurvida (academia) que na mesma noite levará mais três apresentações especiais de dança: o grupo Cia Sadala de Danças Árabes da professora Karine Sadala, Cia de Dança Paulinho Vasconcelos e o grupo Fits Dance.

Sinopse da peça

Em meio à problemática enfrentada nos dias atuais, a peça busca mostrar uma realidade onde a falta d’água atinge hoje a maior parte do nosso país, não só no sertão nordestino, mas alcançando as grandes metrópoles.

A peça é um drama, fala sobre a adolescente Clarissa que não leva nada a sério e todos os dias é bombardeada por notícias sobre a falta de água, principalmente em suas aulas de geografia ministrada pela professora Marli, o que a incomoda bastante. Em casa, todos os dias, é cobrada por Manoel e Rosa, seus pais, que economize água nos afazeres domésticos e de higiene pessoal. Após observarem o desdém da filha para tal calamidade, Manoel e Rosa decidem contar suas histórias de vida no sertão do Ceará, vidas sofridas e cheias de amarguras, a fim de conscientizar a filha sobre um problema mundial. Ao conhecer a história dos pais, Clarissa sente bem de perto o que a falta de água pode causar.

Serviço

Peça Terra Seca: Gotas de Esperança

Quando: 26 de novembro

Onde: Teatro Deodoro

A que horas: 19h 30

Ingresso: R$ 10,00 com antecedência e R$20,00 no dia do evento

Contatos: 98723-7891 ou 91438788 (Laura ou João Vítor)

 



Fonte: Assessoria