Mundo

Terremoto de magnitude 7,0 atinge norte das Filipinas e deixa mortos

CNN Brasil | 27/07/22 - 08h40
Reprodução/Twitter

Um terremoto de magnitude 7,0 atingiu as Filipinas na terça-feira (26), de acordo com o Serviço Geológico dos EUA (USGS). Segundo o secretário de Interior do país, Benjamin Abalos, pelo menos quatro pessoas morreram.

Outras sessentas estão feridas, informou Abalos em entrevista coletiva nesta quarta-feira (27). O secretário disse que 173 prédios foram danificados e 58 deslizamentos de terra relatados, com 44 dos 60 feridos na província de Abra.

Renato Solidum, diretor da agência estadual de sismologia, disse à rádio DZRH que são esperados fortes tremores secundários.

O terremoto ocorreu no norte de Luzon, a ilha mais populosa do país, às 8h43 no horário local, de acordo com o USGS. A agência originalmente designou o terremoto de magnitude 7,1, antes de reduzi-lo para 7,0.

Seu epicentro foi cerca de 13 quilômetros a sudeste da pequena cidade de Dolores, com uma profundidade de 10 quilômetros, segundo o USGS.

O impacto foi sentido na capital, Manila, a mais de 400 quilômetros de distância, onde trabalhadores e moradores foram evacuados de prédios e se reuniram na rua.

Abra, a província onde ocorreu o terremoto, é uma região sem litoral conhecida por vales profundos e terreno montanhoso.

Presidente filipino ordena operações de resgate e socorro na província atingida

O presidente das Filipinas, Ferdinand Marcos Jr., ordenou o envio imediato de equipes de resgate e socorro para a província de Abra, afetada pelo terremoto, disse seu secretário de imprensa nesta quarta-feira (27).

“Apesar dos tristes relatos sobre os danos causados ​​pelo terremoto, estamos garantindo uma resposta rápida aos necessitados e afetados por essa calamidade”, escreveu o presidente nas redes sociais.

Ferdinand Marcos também voará para Abra, epicentro do poderoso terremoto, disse a secretária de imprensa Trixie Cruz-Angeles em entrevista coletiva.