Mundo

Terremoto de magnitude 7,5 atinge Equador

Não há relatos de vítimas ou grandes danos; tremor foi sentido em grande parte do país, inclusive na capital

VEJA.com | 22/02/19 - 14h32
Epicentro do terremoto foi a 122,85 quilômetros da cidade de Macas, na província amazônica de Morona-Santiago | USGS/Reprodução

Um terremoto de 7,5 graus de magnitude atingiu a região leste do Equador nesta sexta-feira, 22. As autoridades não relataram danos materiais ou vítimas após os tremores.

O Instituto Geofísico (IG) da Escola Politécnica Nacional confirmou que o epicentro do terremoto foi a 122,85 quilômetros da cidade de Macas, na província amazônica de Morona-Santiago, a uma profundidade de 107,27 quilômetros.

O tremor de 7,5 ocorreu às 5h17 local (7h17 em Brasília). Três minutos depois ocorreu outro tremor, este 6 graus na escala Richter, na mesma província, de acordo com o Instituto, a uma profundidade de 143 quilômetros, a 65,2 quilômetros de Macas.

Os terremotos foram sentidos em grande parte do país, incluindo a capital equatoriana, Quito, segundo os moradores.

O Serviço Integrado de Segurança (EQU 911) informou moradores nas províncias de Loja e Zamora Chinchipe tiveram de ser retirados de suas casas e que equipes de resposta realiza inspeções em infraestruturas.

O presidente equatoriano, Lenín Moreno, disse em sua conta no Twitter que “os relatórios preliminares dos primeiros terremotos perto de Macas não indicam grandes danos”.

Em Guayaquil, a população foi às ruas e alguns edifícios foram esvaziados.