Mundo

Terremoto na Indonésia deixa 10 mortos, 40 feridos e vários danos

29/07/18 - 10h11

Pelo menos dez pessoas morreram, outras 40 ficaram feridas e dezenas de prédios desmoronaram após o terremoto de 6,4 graus na escala Richter e as posteriores réplicas que sacudiram neste domingo a ilha de Lombok, na Indonésia.

"O terremoto causou dez mortos, 40 feridos e dúzias de casas danificadas", detalhou em comunicado o porta-voz da Agência Nacional de Gestão de Desastres, Sutopo Purwo Nugroho.

Oito vítimas, uma delas de nacionalidade malaia e as demais indonésia, foram registradas na região oriental de Lombok e as demais na faixa norte da ilha.

Dos 40 feridos, oito estão em estado grave, segundo a citada agência.

As autoridades advertem que são dados provisórios e que podem aumentar à medida que se chegue aos locais afetados e se consiga informação.

O terremoto, que teve pelo menos 60 réplicas, afetou também as vizinhas ilhas de Bali, destino turístico principal do país, e Sumbawa

O terremoto de 6,4 de magnitude foi sentido cerca de dez segundos em Lombok, onde provocou cenas de pânico, enquanto moradores abandonavam suas casas no começo da manhã.

Na ilha de Bali, a oeste de Lombok, milhares de visitantes puderam sentir o tremor, enquanto na parte ocidental de Sumbawa, a leste de Lombok, alguns prédios desabaram.

Sutopo disse que o acesso ao vulcão Rinjani, uma das atrações turísticas de Lombok, foi fechado devido a deslizamentos de terra.

A Indonésia se assenta sobre o chamado Anel de Fogo do Pacífico, uma área de grande atividade sísmica e vulcânica sacudida por cerca de 7.000 tremores por ano, a maioria moderada

.