Mundo

Território inteiro de Donetsk está sob ataque russo, diz autoridade ucraniana

CNN Brasil | 26/07/22 - 07h39
Pexels

Muitos assentamentos próximos às linhas de frente em Donetsk foram atacados nas últimas 24 horas, enquanto as forças russas tentam derrubar as defesas ucranianas, de acordo com o chefe da administração militar da região,

“Não há um único assentamento na região de Donetsk que não tenha sido bombardeado”, disse Pavlo Kyrylenko na televisão ucraniana.

“Todo o território está sob fogo. O inimigo está destruindo a infraestrutura civil”, acrescentou.

Ele afirmou que “a linha de frente russa está se aproximando da cidade de Bakhmut, onde houve fogo de artilharia sistemático e ataques aéreos” nesta segunda-feira (25).

Bakhmut é um objetivo-chave das forças russas como porta de entrada para o restante da região ainda em mãos ucranianas. A estimativa é de que as forças russas estão a cerca de 6 quilômetros a sudeste da cidade.

Em sua última avaliação nesta segunda-feira, o Instituto para o Estudo da Guerra, com sede nos EUA, disse que as forças russas “obtiveram ganhos marginais ao sul de Bakhmut, mas é improvável que sejam capazes de alavancar efetivamente esses avanços para assumir o controle total de Bakhmut”.

Os militares ucranianos disseram nessta terça-feira (26) que os russos estavam “criando condições para uma ofensiva em Siversk e Soledar” – duas cidades no bolsão do leste de Donetsk ainda sendo defendidas por forças ucranianas.

“Unidades inimigas reabastecem os estoques de munição e combustível”, disse o Estado-Maior dos militares.

Os ataques russos na área ao redor da cidade de Spirne foram repelidos, acrescentou. Da mesma forma, o Estado-Maior disse que um esforço russo para romper o norte de Sloviansk foi rejeitado na área de Sviati Hory.