Futebol Nacional

Timão sofre castigo e perde para Vitória-BA fora de casa

22/05/16 - 18h33
Agência Futebol Interior

A crise está instalada de vez no Corinthians. O time que vinha de quatro empates seguidos, eliminações no Campeonato Paulista e na Copa Libertadores, cansou de perder gols diante doVitória, abusou das falhas defensivas e voltou com derrota dolorosa do Barradão, por 3 a 2, diante de um rival que não fará muito neste Campeonato Brasileiro e havia perdido na estreia. Após duas rodadas no Nacional, o atual campeão figura entre os piores, com apenas um ponto, e, pior, perdeu o apoio de sua irritada torcida.

Quinta-feira, diante da Ponte Preta, volta ao Itaquerão, onde ganhou pela última vez, há mais de um mês (aquele 6 a 0 no frágil Cobresal). Receberá uma equipe campineira tranquila sob enorme pressão de seus torcedores. Tite, que costuma fazer coisas diferentes, precisará de mágica para acalmar os nervos e recolocar o Corinthians nos trilhos. Ele mesmo já anda enfrentando cobranças por insistência com alguns nomes, como Elias e André.

Não que a equipe tenha jogado mal diante do Vitória. Mas os erros costumam custar caro e o ditado "quem não faz, toma", foi bastante verdadeiro no Barradão. Preciosismo demais na frente e falhas em demasia atrás custaram pontos preciosos num jogo que passou impressão de triunfo fácil em boa parte da primeira etapa, mas acabou em derrota para o Vitória, que voltará a jogar na próxima quarta diante do América Mineiro, em Belo Horizonte.

FIQUE À VONTADE, TIMÃO!

O Vitória iniciou o jogo tentando um "abafa" para cima do Corinthians e poderia ter feito o primeiro gol logo aos dois minutos. O atacante Marinho cruzou pelo lado esquerdo e o zagueiro Ramón cabeceou no travessão. Após bate-rebate na área, a bola sobrou para o goleiro Walter.

Os susto no início foi uma das raras chances de gol do Leão. Depois disso, o que se viu foi um amplo domínio do Corinthians. O time de Tite encontrou muitos espaços para trocar passes na desorganizada defesa rubro-negra. Foram inúmeras chances criadas, mas faltou pontaria ao Timão.

Explorando muito as costas do lateral-direito José Welison, os paulistas chegaram perto do gol aos sete minutos. O meia Guilherme escapou pela esquerda e tocou para o volante Elias. Ele deu linda enfiada para o meia Marquinhos Gabriel, que, na cara do gol, tentou fazer por cobertura, mas jogou nas mãos do goleiro Fernando Miguel. No minuto seguinte, o arqueiro salvou novamente em cobrança de escanteio, após cabeçada do zagueiro Felipe.

Os visitantes continuaram com uma facilidade incrível para infiltrar na defesa adversária e escapar pelas pontas. Aos 16 minutos, o time perdeu outra ótima oportunidade para marcar. Em outro contra-ataque, Guilherme escapou pela esquerda e deu passe preciso para o lateral Fagner. Sozinho na grande área, ele mandou por cima do gol.

TAPETE VERMELHO NA ESQUERDA

Depois de perder chances claras de gol, os alvinegros finalmente chegaram ao gol aos 25 minutos. E novamente aproveitando o corredor pelo lado esquerdo. Guilherme deu lindo passe para o lateral Uendel, que invadiu a área pela esquerda e bateu cruzado, no canto esquerdo do goleiro.

Mesmo perdido em campo, o Vitória conseguiu chegar ao empate em um lance individual do meia Leandro Domingues. Aos trancos e barrancos, ele ganhou no corpo do volante Bruno Henrique. Ao tentar dar o passe, a bola rebateu em Felipe e sobrou para o meia, que mandou no canto esquerdo de Walter.

Após o empate, o Corinthians seguiu aproveitando os espaços na defesa do time baiano. Aos 32 minutos, Giovanni Augusto recebeu sozinho na esquerda e rolou para Marquinhos Gabriel. Ele chegou batendo prensado e mandou por cima do gol. No lance seguinte, pela direita, Elias cruza rasteiro e José Welison mandou para fora antes que alguém completasse.

O segundo gol parecia ser questão de tempo. E de fato, foi. Aos 38 minutos, Giovanni Augusto recebeu de Guilherme pela esquerda e cruzou rasteiro. O atacante André furou feio, mas Fagner apareceu como um raio e conseguiu completar para as redes.

QUEM NÃO FAZ...

No intervalo, o técnico Vágner Mancini conseguiu melhorar o setor defensivo. O Timão não teve a mesma facilidade para penetrar a defesa e ainda viu o adversário crescer. Sobretudo, por conta de Marinho. Aos três minutos, ele passou por Uendel e soltou uma bomba para defesa de Walter.

Aos 11 minutos, contudo, o goleiro corintiano nada pôde fazer. O zagueiro Felipe vacilou e viu o atacante Vander avançar. Ele cruzou da esquerda, Uendel afastou mal e a bola bateu em Marinho. Ele se aproveitou e mandou sem chances de defesa. Os visitantes reclamaram de um toque de mão do atacante.

Com uma postura diferente, o Leão passou a chegar com mais perigo ao ataque e já não sofria com as tentativas do rival. O terceiro gol saiu em nova falha da defesa alvinegra. Leandro Domingues lançou o atacante Kieza e a zaga fez "linha burra". Melhor para o camisa 9, que invadiu a área e bateu na saída de Walter.

O Alvinegro teve toda as chances do mundo para constuir uma vitória com folgas. Depois do terceiro gol, o time acusou o golpe e os baianos cresceram. Nem mesmo a expulsão do atacante Vander ajudou o time paulista a chegar ao empate.