Futebol Nacional

Tite confirma Firmino titular e deve colocar Fernandinho na vaga de Arthur

Veja | 13/06/19 - 20h43
Reprodução/Mowapress

O técnico Tite revelou, ainda que não de forma totalmente voluntária, a escalação da seleção brasileira que abrirá a Copa América diante da Bolívia nesta sexta-feira, 14. Na entrevista da véspera no Morumbi, em São Paulo, o treinador avisou que Roberto Firmino será titular e que Arthur, que se recupera de lesão, será desfalque. Neste momento, Tite não revelou quem seria seu substituto, mas nos fim dos 15 minutos de treino aberto à imprensa, deu a entender, pela distribuição de coletes, que a vaga será ocupada por Fernandinho.

“O Arthur não vai iniciar porque não fez nenhum treinamento mais forte. Seria uma irresponsabilidade usá-lo”, afirmou o treinador, que em seguida desconversou sobre quem seria o substituto. “Independente do nome, são jogadores com características diferentes, mas que dão uma liberdade maior de criação ao Coutinho e, às vezes aos laterais. Fernandinho é mais posicional e passador, Allan é “box-to-box e Arthur é mais articulador.”

No entanto, no momento em que os jornalistas já deixavam a tribuna de imprensa do Morumbi, deu o colete do time reserva a Allan. É pouco provável que a “entregada” seja um despiste, expediente nunca usado por Tite, que costuma revelar seus times na véspera desde que assumiu a seleção em 2016.

O auxiliar Cleber Xavier também encerrou o mistério sobre a camisa 9: “Será Firmino”. O atacante do Liverpool foi reserva de Gabriel Jesus no último amistoso contra Honduras, pois não estava 100% fisicamente na ocasião. Com isso, a escalação deve ser: Alisson, Daniel Alves, Marquinhos, Thiago Silva, Filipe Luís, Casemiro, Fernandinho, Coutinho, David Neres, Richarlison e Roberto Firmino.