Interior

TJAL planeja restaurar prédio que abrigou antigo Fórum de Penedo

Ascom TJAL | 12/05/22 - 10h35
Arquivo

O juiz Claudemiro Avelino, curador do Centro de Cultura e Memória (CCM) do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), afirmou que o Judiciário tem planos de recuperar o prédio onde funcionou o antigo Fórum da Comarca de Penedo. O objetivo é criar um novo memorial. O magistrado tratou do assunto durante painel sobre conservação de bens arquitetônicos, nessa quarta (11), no Recife.  

"O projeto leva em consideração a massa documental imensa que temos. O prédio onde funcionou o antigo Fórum está desocupado e estamos em tratativas com o prefeito e com o Iphan [Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional] para que a gente consiga restaurar o prédio e ali instalar mais um memorial da Justiça alagoana", afirmou o juiz, ressaltando que processo administrativo com essa finalidade já tramita no TJAL. "É mais um sonho a ser realizado em prol da memória da Justiça alagoana".

Claudemiro Avelino discutiu o assunto durante o II Encontro Nacional de Memória do Poder Judiciário, que teve início no dia 10 e termina nesta sexta (13), na capital pernambucana. A diretora do Centro de Cultura e Memória do TJAL, Irina Costa, também participa do evento, que acontece na Escola Judicial de Pernambuco (Esmape).

Na avaliação do juiz, o encontro contribui para conscientizar magistrados e servidores sobre a importância de preservar documentos e objetos de interesse museológico. "Também é relevante a padronização das medidas a serem adotadas para que essa preservação, tanto digital quanto do material físico, se efetive".