Eleições 2018

TNH1 Dados: o que dizem os candidatos ao Senado em Alagoas no Twitter

Em tese, quanto mais o candidato usa uma palavra, mais relevante ela é para sua campanha ou para seu posicionamento político

TNH1 Dados | 28/09/18 - 08h29

Você acompanha o que seu candidato fala nas redes sociais? A equipe da Agência Tatu em parceria com o Portal TNH1 coletou no Twitter mais de 9 mil postagens dos candidatos de Alagoas ao Senado Federal, e descobriu quais as palavras mais ditas por cada um deles na rede social.

Em tese, quanto mais o candidato usa uma palavra, mais relevante ela é para sua campanha ou para seu posicionamento político. Para esta análise, foram utilizados todos os posts dos candidatos até o limite de 3.240 registros, número máximo permitido pelo Twitter. Termos comuns, como “o” e “a”, foram excluídos da pesquisa. 

A lista abaixo segue ordem alfabética. 

Benedito de Lira (PP)

Criada em 2011, a conta do senador na rede social possui um total de 4.240 tweets, sendo que cerca de 2 mil foram postados em 2014, quando Biu de Lira foi candidato ao governo do Estado. Sem atualização desde dezembro daquele ano, a página sem uso continua ostentando um banner de felicitações natalinas.

Com a maior parte das postagens escrita na terceira pessoa, a palavra utilizada com mais frequência pelo candidato é “Biu”, com 454 citações. A segunda palavra mais comum é “Alagoas”, com 379 citações, seguida de “Ébiu”, que aparece 161 vezes.


Maurício Quintella (PR)

O deputado possui conta no Twitter desde 2009, e já postou por lá mais de 17 mil mensagens, o maior número entre os candidatos ao Senado, mas há quase três meses não possui atualizações. Com conteúdo diversificado, o candidato costuma falar principalmente sobre suas ideias e realizações políticas.

Com 135 ocorrências, “Brasil” é a palavra mais usada por Quintella na rede social, seguida de perto por “Câmara” e “Alagoas”, escritas 122 e 121 vezes, respectivamente.


Renan Calheiros (MDB)

Calheiros participa da rede social desde 2013, e possui 871 postagens publicadas, o menor número de tweets entre os candidatos pesquisados. O senador usa o Twitter principalmente para divulgar suas opiniões políticas e sua atividade legislativa, muitas vezes por meio de vídeos.

Senador da república desde 1995, a palavra mais usada pelo candidato é “Senado”, que ocorre 113 vezes na rede social. Com 81 e 76 ocorrências, “Hoje” e “Vamos” são as outras duas palavras que mais se repetem nas postagens de Renan Calheiros.


Rodrigo Cunha (PSDB)

Desde 2009 utilizando o Twitter, Cunha fez pouco mais de 2 mil postagens. Desde que foi eleito em 2014, o deputado estadual utiliza a rede principalmente para divulgar sua atividade parlamentar. No entanto, seus tweets mais antigos se prestavam à divulgação dos serviços do Procon (do qual foi superintendente) ou possuem caráter pessoal. Nos últimos dois meses, o candidato também passou a utilizar a rede para divulgar sua candidatura.

Rodrigo Cunha utiliza um tom pessoal e um vocabulário diversificado em suas postagens. Com 205 ocorrências, “Mais” é a palavra utilizada com maior frequência pelo deputado, seguida de “por” e “dia” com 179 e 176 ocorrências, respectivamente.


Demais candidatos

Os candidatos Cícero Albuquerque (PSOL) e Osvaldo Maciel (PCB) informaram à reportagem não possuir perfil no Twitter. A conta de Flávio Moreno (PSL) não possui nenhuma postagem própria. Não identificamos se os candidatos Sérgio Cabral (Patriota) e Flávia Melo (PCO) têm conta na ferramenta, e até o fechamento desta matéria não obtivemos resposta de suas equipes.

Acesse aqui a base de dados utilizada para produção desta matéria.