"Todos os municípios estão sob alerta máximo", diz coordenador da Defesa Civil Estadual

Após um começo de semana chuvoso em toda Alagoas, diferentes pontos do estado estão sob alerta máximo para o risco de deslizamentos e inundações, nesta segunda-feira, 30. As informações foram confirmadas pelo coordenador da Defes...

Publicado em 30/05/2022, às 09h49
Voltou a chover forte em diversas regiões de Alagoas nesta segunda-feira, 30 | Foto: Theo Chaves/TNH1
Voltou a chover forte em diversas regiões de Alagoas nesta segunda-feira, 30 | Foto: Theo Chaves/TNH1

Por Theo Chaves

Após um começo de semana chuvoso em toda Alagoas, diferentes pontos do estado estão sob alerta máximo para o risco de deslizamentos e inundações, nesta segunda-feira, 30. As informações foram confirmadas pelo coordenador da Defesa Civil de Alagoas, tenente-coronel Moisés Pereira de Melo, em entrevista ao TNH1.

De acordo com Moisés de Melo, Alagoas registrou fortes chuvas desde as primeiras horas da madrugada e o tempo deve continuar chuvoso ao longo do dia. "Registramos chuvas desde o começo desta segunda, e o dia vai ser todo assim. Regiões do Litoral Sul e Zona da Mata preocupam muito. Coruripe e Penedo, que ficam na região Sul do estado e já foram castigadas pelas chuvas recentes, registraram um grande volume d'água nesta manhã", alertou.

Coronel Moisés: "Litoral Sul e Zona da Mata preocupam muito"

O coordenador da Defesa Civil ainda explicou que todas as regiões que apresentaram problemas causados pelas recentes chuvas correm o risco de alagamentos e deslizamentos, incluindo a capital Maceió. "Jequiá, São Miguel dos Campos, Penedo, Maceió e outras regiões, estão com o solo completamente encharcado devido às fortes chuvas das últimas semanas. Qualquer chuva que caia a partir de agora representa risco real à população. Estamos monitorando todas as regiões desde as primeiras horas do dia", explicou.

Defesa Civil de Maceió alerta para população procurar locais seguros -  A Defesa Civil de Maceió alertou para a continuidade das chuvas e o alto risco de deslizamento de barreiras na manhã desta segunda-feira, 30. A mensagem enviada por SMS orienta também que os moradores de localidades em risco procurem abrigo em área segura. 

No alerta, o órgão municipal destacou a possibilidade de alagamentos e inundação em pontos da capital alagoana. Em caso de ocorrências como deslizamento, desabamento, alagamentos, a população deve entrar em contato com a Defesa Civil pelos números 199 e 156.

Semarh alerta para chuvas com intensidade - As condições atmosféricas sobre áreas oceânicas adjacentes à costa norte e nordeste da Região Nordeste do Brasil intensificaram próximo à costa leste de Alagoas e permanecem favoráveis à ocorrência de chuvas de intensidade moderada a forte, especialmente no Litoral (incluindo a região metropolitana de Maceió), Zona da Mata e Baixo São Francisco, nesta segunda-feira (30). As informações foram divulgadas no alerta meteorológico da Secretaria do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos de Alagoas (Semarh-AL), nesta manhã.

Segundo o comunicado, as chuvas também podem intensificar nas demais regiões ambientais, devido ao aumento do transporte de umidade em direção ao continente. É importante ressaltar que, em vários munícipios situados na metade leste do Estado de Alagoas, já foram registrados acumulados significativos, inclusive com danos humanos e materiais.

Gostou? Compartilhe