Alagoas

"Todos os municípios estão sob alerta máximo", diz coordenador da Defesa Civil Estadual

Theo Chaves | 30/05/22 - 09h49
Voltou a chover forte em diversas regiões de Alagoas nesta segunda-feira, 30 | Foto: Theo Chaves/TNH1

Após um começo de semana chuvoso em toda Alagoas, diferentes pontos do estado estão sob alerta máximo para o risco de deslizamentos e inundações, nesta segunda-feira, 30. As informações foram confirmadas pelo coordenador da Defesa Civil de Alagoas, tenente-coronel Moisés Pereira de Melo, em entrevista ao TNH1.

De acordo com Moisés de Melo, Alagoas registrou fortes chuvas desde as primeiras horas da madrugada e o tempo deve continuar chuvoso ao longo do dia. "Registramos chuvas desde o começo desta segunda, e o dia vai ser todo assim. Regiões do Litoral Sul e Zona da Mata preocupam muito. Coruripe e Penedo, que ficam na região Sul do estado e já foram castigadas pelas chuvas recentes, registraram um grande volume d'água nesta manhã", alertou.

Coronel Moisés: "Litoral Sul e Zona da Mata preocupam muito"

O coordenador da Defesa Civil ainda explicou que todas as regiões que apresentaram problemas causados pelas recentes chuvas correm o risco de alagamentos e deslizamentos, incluindo a capital Maceió. "Jequiá, São Miguel dos Campos, Penedo, Maceió e outras regiões, estão com o solo completamente encharcado devido às fortes chuvas das últimas semanas. Qualquer chuva que caia a partir de agora representa risco real à população. Estamos monitorando todas as regiões desde as primeiras horas do dia", explicou.

Defesa Civil de Maceió alerta para população procurar locais seguros -  A Defesa Civil de Maceió alertou para a continuidade das chuvas e o alto risco de deslizamento de barreiras na manhã desta segunda-feira, 30. A mensagem enviada por SMS orienta também que os moradores de localidades em risco procurem abrigo em área segura. 

No alerta, o órgão municipal destacou a possibilidade de alagamentos e inundação em pontos da capital alagoana. Em caso de ocorrências como deslizamento, desabamento, alagamentos, a população deve entrar em contato com a Defesa Civil pelos números 199 e 156.

Semarh alerta para chuvas com intensidade - As condições atmosféricas sobre áreas oceânicas adjacentes à costa norte e nordeste da Região Nordeste do Brasil intensificaram próximo à costa leste de Alagoas e permanecem favoráveis à ocorrência de chuvas de intensidade moderada a forte, especialmente no Litoral (incluindo a região metropolitana de Maceió), Zona da Mata e Baixo São Francisco, nesta segunda-feira (30). As informações foram divulgadas no alerta meteorológico da Secretaria do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos de Alagoas (Semarh-AL), nesta manhã.

Segundo o comunicado, as chuvas também podem intensificar nas demais regiões ambientais, devido ao aumento do transporte de umidade em direção ao continente. É importante ressaltar que, em vários munícipios situados na metade leste do Estado de Alagoas, já foram registrados acumulados significativos, inclusive com danos humanos e materiais.