Meio Ambiente

Torneio de Canto de Pássaros termina com 16 pessoas conduzidas para a Polícia Federal em AL

TNH1 com Assessoria PF AL | 20/09/21 - 11h54
Assessoria PF AL

A Polícia Federal em Alagoas realizou nesse domingo (19) uma ação conjunta de fiscalização com o IBAMA e o Batalhão de Polícia Ambiental da Polícia Militar de Alagoas, durante um Torneio de Canto de Pássaros, no Ginásio Poliesportivo Joé Matias, Praia das Conchas, no centro do município da Barra de São Miguel/AL, litoral sul de Alagoas. O objetivo da ação foi verificar a regularidade dos animais quanto às normas dos órgãos competentes.

Durante a fiscalização, foram constatadas diversas irregularidades, principalmente quanto a presença de aves sem a utilização de anilhas sob registro no IBAMA, como também a identificação de aves com anilhas falsificadas ou adulteradas. Foram conduzidas 16 (dezesseis) pessoas para a Superintendência Regional da Polícia Federal em Alagoas para que pudessem prestar esclarecimentos. Foram também encaminhadas 34 (trinta e quatro) aves para o Centro de Triagem de Animais Silvestres do IBAMA, as quais serão submetidas a exame pericial nas anilhas com apuração dos resultados em Inquérito Policial que será instaurado na PF em Alagoas.

A falsificação de anilhas constitui uma espécie de crime de falsificação de documento com pena de reclusão de 2 a 6 anos, previsto no art. 296, § 1º, Inciso I, do Código Penal. 

Anilhamento de aves - a anilha é uma técnica utilizada no estudo do comportamento das aves, assim como para controle de criadores de aves exóticas e silvestres. Tal método consiste na marcação individual das aves com um pequeno anel de metal ou plástico na pata (este anel pode ser colorido para ajudar a identificação). Nos casos de anilhamento comercial, o intuito é identificação do animal junto o órgão responsável (IBAMA) na hora de sua venda, onde na anilha fechada informa a sigla do criador com no mínimo 3 letras, numero do CTF (Cadastro Técnico Federal), estado, ano e numeração sequencial com gravação de fundo em linha o nome da fábrica da anilha e se a ave é exótica ou silvestre; em anilha abertas será mesma informação porém sem o ano.