As tortas de Dona Ana Lydia Vasconcelos sempre foram sucesso em Maceió. Podiámos saboreá-las no Hotel Ponta Verde, ou em eventos da família. De sabores inesquecíveis, o doce também inspirou a nova geração – e a sua neta Carol está uma doceira de mão cheia.
LEIA TAMBÉM
Carol Vasconcelos deixou de lado arquitetura para produzir bolos. E sem usar farinha de trigo, nem leites e derivados, apostando em produtos saudáveis e orgânicos. Ela hoje cursa Nutrição segue a tendência dos alimentos sem glúten e nem lactose. E são deliciosos.
“Da minha vó materna Gilka Melro Machado também guardo boas lembranças do bolo de ameixa. Mas depois que virei mãe do Olavinho, mudei minha vida e abracei alimentação saudável”, diz Carol Vasconcelos, que criou a Na.ttu, Love Food, marca especializada na produção de bolos sem glúten e nem lactose.
Provei as tortas sem glúten e nem lactose, e confesso não deixam a nada a desejar as tradicionais. Claro, são menos adocicadas, contudo satisfazem o paladar e saciam a fome por doce. Vale lembrar as receitas da Carol levam açúcar mascavo.
Provei e gostei da textura macia, dos sabores a da leveza das tortas. A de banana conquistou mais meu coração por conta do doce da própria fruta. Já a de goiaba remete ao gostinho de infância, da fruta tirada do pé.
As frutas utilizadas nas receitas são orgânicas, produzidas nas fazendas da família, a de São Sebastião do Bonito (na região de Chã Preta) e Alto Verde (Maceió).
No lugar da farinha de trigo, na fabricação da torta de goiaba entram em cena farinhas de amaranto, de arroz e o coco ralado. O equilíbrio vem da pasta da goiabada caseira que vira cobertura natural. Para a de banana utilizam-se as farinhas de banana verde, linhaça dourada, arroz e coco.
As tortas estão em alta, mas não as considero moda, mas uma tendência duradoura da gastronomia saudável, dispensando glúten e lactose.
Especialistas afirmam que os aditivos químicos adicionados na farinha de trigo e nos leites e derivados estão causando às atuais gerações problemas de saúde, entre eles, um organismo pobre em nutrientes.
Como Carol, diz, “a Na.ttu, Love Food nasceu da busca por saúde, bem-estar, paz, beleza… Nasceu da busca pela comida de verdade, aquela que alimenta, nutre cada pedaço do corpo, dando energia de melhor qualidade, busca a plenitude de viver”.
Então, seguindo a tendência da gastronomia saudável, nosso blog – sempre que possível – trará também dicas dessa nova tendência da culinária.
Logo abaixo, reproduzo duas receitas da Carol Vasconcelos, que também é artista plástica e estilista.
Rota da Na.ttu, Love Food
Carol Vasconcelos só trabalha por encomenda. Para saborear as tortas sem glúten e nem lactose, os interessados devem solicitar com dois dias de antecedência.
Telefone: 9124.8414
www.facebook.com/pages/nattu-love-food/473252382809266?fref=ts
Entenda mais:
Glúten é uma proteína presente no trigo, centeio, cevada e, em menor proporção, na aveia. A proteína está presente nos pães, bolos, massas, biscoitos…
Para substituir o glúten podem ser usadas as farinhas de arroz, batata, milho ou fécula; macarrão de cereais – arroz, milho e mandioca, milho, cará, inhame, feijão.
Já a lactose está presente no leite e seus derivados.
Receitas Carol Vasconcelos:
Mini Burgures de Salmão com couve-flor
e salada verde
Rende quatro porções
– 100g de salmão passado no processador
– 50g de couve-flor cozido no vapor e passado no processador
– 50g de cenoura ralada no ralador bem fino
– sal rosa a gosto
– gergelim negro (para a crosta)
– óleo de coco para grelhar/ou óleo de gergelim
– geleia de pimenta para finalizar
Misture bem o salmão com a couve e a cenoura, acrescenta o sal;
Molde cada hambúrguer na mão, passa o gergelim de um lado apenas, e grelha na frigideira untada com óleo de coco.
Salada verde
-Alface baby
– Agrião baby
– Azeite extra-virgem a gosto
Mousse raw de cacau com chia
Rende três porções
-1/2 abacate grande maduro
– três bananas maduras
– três colheres de sopa de cacau em pó
– três colheres de sopa de chia
– uma colher de chá de canela em pó
– mel a gosto
Processa bem o abacate com a banana, acrescenta o cacau e o mel. Misture com a colher a chia e canela e leve à geladeira por 30 minutos a uma hora.
Farofa de avelãs e nozes
– três colheres sopa de avelãs
– três colheres sopa de nozes
Processe levemente as nozes e avelãs e torre, rapidamente, a farofa numa frigideira;
Retire o mousse da geladeira, sirva as porções, e as decore com a farofa.
LEIA MAIS
+Lidas