Brasil

Touro de ouro da Bolsa em SP vira meme nas redes; entenda

Hashtag/Folha de S. Paulo | 17/11/21 - 08h56

O centro histórico de São Paulo ganhou nesta terça (16) um touro para chamar de seu. Enquanto o país atravessa a pior década da história econômica nacional, colando os cacos deixados pela pandemia de Covid-19, a Bolsa de Valores brasileira resolveu inaugurar em sua calçada o ‘Touro de Ouro’, para simbolizar a “força do mercado financeiro e do povo brasileiro”. 

Réplica do famoso “Touro de Wall Street”, localizado no coração financeiro dos Estados Unidos, a versão brasileira, de 5 metros 1 tonelada, ficará na rua 15 de Novembro por três meses. O projeto foi concebido pelo artista plástico Rafael Brancatelli e idealizado pela corretora B3 em parceria com a XP.

Apesar da euforia dos idealizadores durante a inauguração, a escultura foi recebida nas redes com pouco entusiasmo: “cafonice”, “brega”, “viralatismo”. O touro que busca demonstrar força e otimismo foi rapidamente associado pelos usuários à atual decadência do mercado de ações brasileiro e do governo do ministro da Economia Paulo Guedes.

Confira alguns memes: