Alagoas

Trabalhadores feridos em acidente dentro de usina têm estado estável, diz hospital

TNH1 | 17/09/20 - 08h53
Os feridos foram levados ao HGE, em Maceió | Itawi Albuquerque/TNH1

Os dois funcionários que ficaram feridos após um acidente na Usina Coruripe, na noite dessa quarta, 16, receberam atendimento médico no Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió, e o estado de saúde deles é considerado estável. A informação foi confirmada ao TNH1 na manhã desta quinta-feira, 17, pela assessoria da unidade.

As vítimas foram identificadas como José Cícero dos Santos Souza, 34 anos, e Rodrigo Barros da Silva, 36 anos.

Segundo as primeiras informações levantadas pela reportagem, uma explosão teria ocorrido em uma caixa e em canos de vapor na área de fabricação. Porém, a Usina informou por meio de nota que se tratou de um "rompimento do suporte da estrutura de sustentação de duas caixas de evaporação". 

O HGE confirmou que José Cícero sofreu queimaduras nos braços e nas pernas, enquanto Rodrigo apresentou lesões no abdome, nos braços e na perna direita, também sendo queimaduras. Eles se encontram na Área Vermelha Trauma da unidade e não há previsão de alta médica.

Inicialmente, os dois haviam sido socorridos e levados para a UPA de Coruripe, porém foram encaminhados para o HGE para a continuidade dos cuidados médicos.

O acidente

O acidente de trabalho aconteceu na noite dessa quarta-feira, 16, feriado da Emancipação Política de Alagoas. Imagens circulam nas redes sociais desde ontem e mostram a parte interna da usina danificada.

A usina fabrica açúcar e álcool e está localizada na zona rural do município de Coruripe, no Litoral Sul de Alagoas.

Leia a nota da Usina Coruripe na íntegra: 

NOTA DE ESCLARECIMENTO - 17 de setembro de 2020 

A empresa informa que não houve explosão de caldeira. Afirma que, ontem, por volta das 19h, foi registrado o rompimento do suporte da estrutura de sustentação de duas caixas de evaporação, mas a usina seguiu e segue operando normalmente. Duas pessoas que passavam pelo local tiveram ferimentos leves, foram atendidas imediatamente e passam bem.

A Usina Coruripe é uma empresa que tem entre seus valores o respeito e a segurança das pessoas e não medirá esforços para apurar as causas do acidente e seguir prestando total assistência aos colaboradores.