Trânsito

Trânsito da Feirinha do Tabuleiro é modificado a partir desta quinta-feira (19)

Equipes seguirão monitorando o funcionamento do trânsito na região

Secom Maceió | 19/08/21 - 09h21
Trânsito da Feirinha | Foto: Ascom SMTT

A partir desta quinta-feira (19), o fluxo de veículos da Feirinha do Tabuleiro, na parte alta da capital, será modificado pela Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT). As intervenções nos sentidos das vias têm o objetivo de organizar a circulação de veículos e proporcionar maior mobilidade urbana.

Para o projeto, a equipe de obras viárias da SMTT implantou novas placas de sinalização que regulamentam os estacionamentos e paradas, além da demarcação de áreas exclusivas para táxis e carga e descarga de mercadorias. O órgão municipal seguirá acompanhando a movimentação de veículos para implementar os ajustes que forem necessários.

Durante os primeiros dias da mudança, agentes de trânsito também estarão na região para orientar os motoristas e pedestres. A SMTT recomenda aos condutores que fiquem atentos às novas sinalizações do local para reduzir os transtornos e garantir o fluxo viário.

O titular da SMTT, André Costa, explica que a intervenção é uma demanda antiga da população e que foi apreciada pela gestão. Ele também reforçou que a SMTT seguirá monitorando o funcionamento. “No primeiro momento, a abordagem será educativa, considerando que os condutores precisam se acostumar com as alterações. Em seguida, serão aplicadas as penalidades cabíveis para quem desrespeitar a sinalização e sentidos de tráfego dos veículos. A Feirinha é um importante espaço da parte alta e o objetivo é promover um ordenamento”, pontuou.

A Avenida Maceió, principal via da Feirinha do Tabuleiro, passará a ter sentido único a partir da praça localizada ao lado da Escola Municipal Pedro Suruagy. O fluxo seguirá até o cruzamento semafórico com a Rua Santa Luzia, onde está localizado o mercadinho Padre Cícero.

Os veículos situados na Rua Santa Luzia poderão acessar a Feirinha através da bifurcação do antigo Colégio São Luiz, onde hoje está em funcionamento uma galeria comercial.

Os veículos que trafegam a partir da Escola Municipal Pedro Suruagy seguirão o sentido único. Aqueles que desejam retornar ao trecho de sentido duplo na Avenida Maceió deverão realizar o contorno pela Rua São Domingos e, depois, realizar a conversão à esquerda na Rua Segunda São José e seguir por trás da escola.

A Rua José Gonzaga de Almeida – paralela à Avenida Maceió – também sofrerá mudanças, servindo, agora, como uma rota de saída da Feirinha com sentido único a partir do Posto da Polícia Militar até o cruzamento com a Rua Santa Catarina. Por sua vez, a Rua Santa Catarina – utilizada principalmente como estacionamento de veículos em dias de pico – também terá sentido único no trecho entre o cruzamento com a Rua José Gonzaga de Almeida até a interseção com a Av. Maceió.

As modificações no tráfego de veículos na região compreendem também a implantação de um binário, que é formado por vias paralelas e próximas que possuem sentido único de circulação e que operam em conjunto.

Com isso, as Ruas Santa Luzia (rua dos Correios e perpendicular à Av. Durval de Góes Monteiro) e Lagoa Seca (rua da Sucroquímica e também perpendicular à principal) deixam de ser sentido duplo até as proximidades do antigo Colégio São Luiz. Os veículos que transitam na Durval de Góes Monteiro sentido Centro que, anteriormente, acessavam a Rua Santa Luzia, não poderão fazer a manobra. A orientação é que acessem a Rua Lagoa Seca e sigam por vias adjacentes.