Alagoas

Transmissão da covid desacelera em todas as regiões de Alagoas, diz Ufal

Redação TNH1 | 24/08/20 - 15h31
Itawi Albuquerque/TNH1

O relatório do Observatório Alagoano de Políticas Públicas para o Enfrentamento da Covid-19 da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) que avalia os dados 34ª semana epidemiológica aponta uma desaceleração da transmissão do novo coronavírus em todas as regiões de Alagoas, especialmente em Maceió e também em Arapiraca, que havia sido apontada como o novo epicentro da doença no estado.

De acordo com o documento divulgado nesta segunda-feira, 24, os indicadores representam uma “boa nova” no combate à pandemia em Alagoas, mas é preciso ter "cautela" com os números.

“Como explicado nos relatórios que temos divulgado no decorrer das últimas semanas, a interpretação desses resultados deve ser feita com cautela, uma vez que os mesmos podem ser prejudicados por defasagens advindas das políticas de testagem, um dos gargalos brasileiro no combate à covid-19”, alertam os pesquisadores, em trecho da conclusão do estudo.

Um indício dessa defasagem na testagem ao longo da última semana, segundo o estudo, seria os 2.488 “casos em investigação” registrados no boletim epidemiológico do dia 23/08.

“Além disso, uma outra dificuldade que nos apresenta para o reconhecimento mais preciso do atual contexto do cenário epidemiológico alagoano em relação à covid-19 é a ausência de informações sobre a prevalência da população, uma vez que nenhuma pesquisa nesse sentido foi realizada em âmbito estadual”, diz o texto. 

Leia o documento na íntegra