Contextualizando

TRE/AL emite hoje o relatório da zerésima. Você sabe o que é zerésima?

Em 1 de Outubro de 2022 às 11:57

O Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas realiza emite hoje o relatório da zerésima do Sistema Gerenciamento da Totalização dos Resultados (SISTOT), às 14h30m, na sede do próprio tribunal.

Foram convidados para a cerimônia o Ministério Público e a OAB, além de fiscais e representantes dos partidos, das federações de partidos, das coligações, entidades fiscalizadoras e profissionais da imprensa.

A desembargadora eleitoral Silvana Lessa Omena dirige os trabalhos.

Documento fundamental para a segurança das eleições, zerésima é um relatório emitido em cada seção eleitoral antes do início da votação. É este documento que atesta que não existe voto registrado na urna eletrônica para nenhum dos candidatos da disputa.

Antes de o primeiro eleitor se dirigir à urna eletrônica para votar em cada uma das seções eleitorais, o presidente da mesa receptora de votos, na presença dos mesários e fiscais de partidos políticos, emite o relatório da zerésima.

Este documento traz toda a identificação da urna.

A zerésima é importante porque comprova que nela estão registrados todos os candidatos e que não há voto computado para nenhum deles. Ou seja, confirma que a urna tem “zero voto”.

Após a impressão, o presidente da seção eleitoral, os mesários e os fiscais dos partidos ou coligações que estiverem presentes devem assiná-la. E, assim, a urna está apta para começar a computar os votos dos eleitores.

Gostou? Compartilhe  

LEIA MAIS

+Lidas