Nordeste

Trens do metrô descarrilam e tombam após um deles bater em caminhão, em Salvador

g1 Bahia | 31/05/22 - 11h02
Divulgação/Transalvador

Dois trens do metrô de Salvador tombaram após um deles bater em um caminhão de alinhamento – que é um vagão de serviço –, na região da Estação Pirajá, na manhã desta terça-feira (31). Dois trabalhadores ficaram feridos e foram levados para o Hospital do Subúrbio. 

Não há detalhes sobre os estados de saúde das vítimas. Equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foram deslocadas para o lugar do acidente, mas os trabalhadores foram resgatados pelo Corpo de Bombeiros.

Imagens gravadas no local mostram que a parte da frente de um dos trens descarrilou, depois dessa batida. Por causa do descarrilamento, o trem tombou e atingiu a outra composição, que estava no trilho ao lado.

Em outros vídeos feitos dentro do trem, os passageiros aparecem sendo retirados dos vagões por trabalhadores uniformizados. Essas pessoas não aparentavam ferimentos e precisaram andar pelos trilhos do metrô.

Esquema emergencial de transporte

Por causa do acidente, a linha 1 opera apenas entre os terminais Acesso Norte e Lapa. A linha 2 – que chegou a funcionar com velocidade reduzida, em modo de emergência – já teve fluxo restabelecido.

Para reforçar as operações, a prefeitura colocou quatro linhas de ônibus emergenciais, para auxiliar o trajeto dos passageiros. Essas linhas serão desativadas quando a linha 1 voltar a trafegar regularmente. Os itinerários emergenciais são:

  • Lapa/Pirajá
  • Lapa/Acesso Norte
  • Mussurunga/Pirajá
  • Mussurunga/Acesso Norte