Marx Beltrão (PP), Fábio Costa (PP) e Alfredo Gaspar (União Brasil) foram os únicos dos nove deputados federais de Alagoas que subscreveram pedido de instauração de uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito para investigar os atos de 8 de janeiro, em Brasília, quando manifestantes invadiram, ocuparam e depredaram instalações do Palácio do Planalto, do Congresso Nacional e do Supremo Tribunal Federal.
LEIA TAMBÉM
Nenhum dos três senadores alagoanos – Renan Calheiros (MDB), Fernando Farias (MDB) e Rodrigo Cunha (União Brasil) – assinou o pedido de CPMI.
Os atos, considerados “terroristas e antidemocráticos” pelo STF, resultaram na prisão e indiciamento criminal de centenas dos manifestantes, que continuam trancafiados em presídio do Distrito Federal, aguardando uma decisão judicial definitiva.
O pedido de instauração da CPMI foi apresentado pelo deputado federal André Fernandes (PL-CE), com 189 assinaturas na Câmara dos Deputados e 33 no Senado.
O objetivo da CPMI é apurar a responsabilidade dos atos de depredação e se houve leniência do governo federal com os manifestantes radicais.
O governo federal é contrário a uma investigação sobre o evento pelo Congresso.
LEIA MAIS
+Lidas