Mundo

Três irmãos estão entre os terroristas que fizeram massacre em Paris

16/11/15 - 06h04

Irmãos estão entre terroristas que atacaram Paris (Crédito: Reprodução / R7)

Irmãos estão entre terroristas que atacaram Paris (Crédito: Reprodução / R7)

A polícia da França está particularmente interessada em informações sobre três irmãos. Um deles, Ibrahim Salah, teria se explodido dentro de um restaurante, na noite de sexta-feira (13), em Paris, como parte dos ataques coordenados. Mas outros dois estão vivos e podem ajudar os investigadores na apuração do maior atentado vivido pelo país desde a 2ª Guerra Mundial.

O bairro de Molenbeek é o local onde pode ter sido organizada a série de atos terroristas. Pelo menos um dos irmãos vivia lá. Ele está preso desde sábado (14).

O outro jovem, Abdeslam Salah, de 26 anos, teve a foto divulgada pelas autoridades francesas e está sendo procurado em toda a Europa. O aviso divulgado no Twitter trata o rapaz como “perigoso” Ele teria atirado contra pessoas que estavam em um dos restaurantes que foram alvos dos terroristas.

Menos de 24 horas após o massacre, os investigadores já haviam estabelecido a ligação dos ataques com os três irmãos. Dois carros usados nas ações foram alugados na Bélgica. Um deles foi achado neste domingo (15), com três fuzis Kalashnikov, em um bairro de Paris.

Segundo o jornal Le Monde, Abdeslam Salah chegou a ser parado pela polícia minutos antes do ataque, dirigindo um carro. Mas ele foi liberado porque os agentes não encontraram nada de suspeito. Depois disso, o jovem não foi mais visto.

Na Bélgica, policiais detiveram dois homens que estavam no carro com ele na hora da abordagem. Assim como o irmão de Abdeslam, ainda não se sabe se eles têm envolvimento direto nos crimes.

Outro terrorista identificado é Ismail Omar Mostefai, também francês, de 29 anos. Ele, que atirou dentro da casa de espetáculos Bataclan, já havia sido condenado oito vezes por outros crimes, mas nunca ficou preso. O Le Monde afirma que Mostefai foi à Síria entre 2013 e 2014. Quando retornou, passou a ser observado pela inteligência francesa. Na noite de sábado, a polícia levou o pai e o irmão dele em custódia e revistou as casas onde vivem.

O jornal norte-americano Washington Post, citando uma fonte da inteligência europeia, afirma que o francês Bilal Hadafi, de 20 anos, é o nome de outro terrorista. Ele também está morto. Segundo a publicação, o jovem lutou com o Estado Islâmico na Síria e chegou a morar na Bélgica.



Fonte: R7