Mundo

Trump anuncia emergência nacional para construir muro na fronteira

Veja | 15/02/19 - 14h05
Folhapress

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, decretará nesta sexta-feira emergência nacional para a construção de 1.600 quilômetros de muro na fronteira com o México. Ao anunciar sua decisão, na Casa Branca, Trump afirmou que a medida protegerá o país da invasão das drogas, de traficantes de pessoas, de gangues e criminosos e de “pessoas”, em uma referência aos imigrantes indocumentados.

Trump antecipou que sua decisão desencadeará processos na Justiça americana, movidos pela oposição democrata. Acusou os oposicionistas de mentirosos, a argumentarem que o muro não melhorará a segurança nacional dos Estados Unidos.

“O que faremos é simples: vamos parar a entrada de traficantes de drogas e de pessoas, de gangues e de criminosos no nosso país”, declarou.

O muro deverá custar pelo menos 5,7 bilhões de dólares, o valor solicitado pela Casa Branca ao Congresso para a sua construção. A negativa dos democratas, que dominam a Câmara dos Deputados, gerou, em dezembro do ano passado, a determinação da paralisia do governo federal por 35 dias.