Meio Ambiente

Tubarão ameaçado de extinção é morto em praia de Coruripe enquanto banhistas filmam

Erik Maia | 13/11/19 - 10h14 - Atualizado em 13/11/19 - 10h23
Reprodução / Vídeo

Um tubarão adulto, de espécie ameaçada de extinção e pesca proibida, foi capturado e morto na praia do Miai de Cima, em Coruripe, no Litoral Sul de Alagoas. Em imagens gravadas por banhistas, é possível ver que alguns moradores se divertem com o animal, e um deles diz que vai surfar no tubarão, colocando o pé em cima do animal.

De acordo com o professor Cláudio Sampaio, especialista em tubarões, trata-se da espécie Carcharino Obscuros. Ele explicou que o animal, uma fêmea adulta, tem hábito costeiro/oceânico, ou seja, costuma frequentar as áreas mais próximas da costa e também as áreas de mar aberto.

O professor disse ainda que a captura do animal, embora proibida pela legilação brasileira, não tem qualquer relação com a presença de óleo nas praias. “Muito antes de ser uma espécie vilã, ele é vítima da ação irresponsável dos seres humanos”, defende Sampaio.

Assista ao vídeo:

Outro vídeo, que não será divulgado pela reportagem, mostra que o tubarão foi aberto e tratado para consumo ainda na praia. Um peixe, enrolado num pedaço de rede, estava no estômago do bicho.

"