Mundo

Tubarão com 'rosto de porco' é encontrado morto em ilha na Itália

UOL | 15/09/21 - 11h23
Reprodução/Facebook

Um tubarão com cara de porco com pouco mais de um metro de comprimento intrigou oficiais da Marinha em Elba, uma ilha italiana localizada no Mar Mediterrâneo. As imagens do animal exótico vêm chamando a atenção desde que foram publicadas nas redes sociais, no começo do mês.

Conhecido popularmente como "tubarão-porco", o animal trata-se de um tubarão-áspero angular (Oxynotus centrina). A espécie — que vive no lado ocidental do Oceano Atlântico, da Noruega à África do Sul — tem barbatanas dorsais espinhosas, olhos separados, nariz arredondado e rosado, semelhante a um porco — e emite som semelhante ao do mamífero.

Segundo a página do Facebook Isola d'Elba App, as autoridades encontraram o bicho já morto, boiando no mar de Portoferraio. Ao retirá-lo da água, eles perceberam a intrigante semelhança entre tubarão e porco.

Ameaçado de extinção, o tubarão-áspero angular está na Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN). Segundo a IUCN, a espécie vive nas profundezas do oceano: já foi vista entre 200 e 2.200 pés (60 a 670 metros) abaixo da superfície. Além disso, chega a ter cerca de um metro de comprimento e, por seu tamanho, atrai pescadores.