Maceió

Tubarões na Jatiúca: há risco para banhistas? IMA esclarece

TNH1 | 03/01/19 - 11h01
Imagens feitas por maceioenses na noite dessa quarta | Reprodução / Vídeo

O Instituto do Meio Ambiente (IMA) em Alagoas descartou o risco de ataques de tubarões na orla de Maceió, depois que os animais foram vistos no mar da praia de Jatiúca na noite dessa quarta-feira (2).

Segundo o coordenador de Gerenciamento Costeiro do órgão, Ricardo César, não há motivos para alarde e a praia de Jatiúca não está impedida para banho. “Ontem à noite, foi feita a recomendação para que os banhistas não entrassem no trecho onde foram avistados dois animais, dois tubarões ainda de espécie não identificada. Mas o mesmo local está sendo monitorado e, até o momento, não apresenta anormalidades”, explicou.

IMA RECOMENDA EVITAR BANHO À NOITE

O biólogo consultor do IMA, Juliano Fritscher, acrescentou, em entrevista à TV Pajuçara, que não há risco em tomar banho durante o dia, mas, à noite, enquanto os estudos ainda estiverem sendo realizados, é preferível evitar entrar no mar de Jatiúca.

Ainda segundo Ricardo César, o mais provável é que cardumes de peixes tenham sido atraídos pela luz artificial existente no local. “Uma evidência disso é que há constante pesca com redes de arrasto no local, durante o período noturno”, observou o coordenador.