Imagem Tulipa de Jaca: a matéria mais lida
Nide Lins

Tulipa de Jaca: a matéria mais lida

Em 19 de Fevereiro de 2025 às 10:36

Por nide Lins

A jaca é o doce mel, sem abusar do paladar. Amo desde que nasci, e quando conheci o doce Tulipa de Jaca, foi amor à primeira mordida. Tradicional de Alagoas, esse doce é registrado apenas na cidade de Porto de Pedras e é preparado por duas guardiãs,Ione Silva e Aurelina Maria, a Lela. A história do doce foi o campeão de leituras do meu blog no mês de janeiro. É um doce típico do verão, já que a safra da jaca vai de dezembro a maio. Cada docinho custa apenas R$ 2,00 e, com certeza, não paga o trabalho dessas artesãs. Para fazer 120 flores, elas usam, em média, cinco jacas. A fruta de textura mole é a mais apropriada para preparar essa iguaria.
Fique atento: para ter o prazer de comer a tulipa, é preciso encomendar com dois dias de antecedência, pois a produção é artesanal. Não há entrega; é necessário ir até Porto de Pedras para buscar. Gostou? Então vem comigo relembrar essa história doce.
Com dona Lela e Ione, guardiões das tradições
A postagem de janeiro aconteceu graças à minha amiga Vanessa, que me trouxe de presente os doces, e claro, a jaca tem um apelido afetivo. Lembro da minha tia Ida, que era louca por jaca. Para ela, o melhor presente era comer jaca no café da manhã e no almoço. Sempre dizia que, depois de comer os bagos, não se podia tomar água.
Jaca bem madura ideal para fazer o doce
E o doce de jaca? Ah, valei-me, é bom demais. O cristalizado, no formato de tulipa, é de uma delicadeza que desmancha no céu da boca. Até agora, só encontrei em Porto de Pedras .O doce, em formato de flor, vem lá da cidade de Porto de Pedras, no litoral norte de Alagoas. São delicados, polvilhados com açúcar, e desmancham no céu da boca como uma nuvem.
Tulipa de jaca, tradição de Porto de Pedras
Na receita, apenas a fruta e açúcar. Depois, leva-se ao fogo por cerca de uma hora, sempre mexendo, até aparecer o fundo da panela. Deixa-se esfriar e, no dia seguinte, é preciso modelar com as mãos e deixar, pelo menos, dois dias no sol para que o doce se cristalize.

Rota: Tulipa de jaca

Lela – 82 99158- 6358 – Rua da Piedade, 164 – Porto de Pedras/ Ione (neta Maysa) 82 99428-4390 – Rua da Piedade, S/N – Porto de Pedra

Gostou? Compartilhe  

LEIA MAIS

+Lidas