Mundo

Turquia prende dois suspeitos de colaborar com atentado em aeroporto

04/07/16 - 18h25

Dois suspeitos de colaborar com o grupo extremista Estado Islâmico foram detidos no domingo (3) no aeroporto Ataturk em Istambul, capital da Turquia, informou a agência de notícias Dogan. Na semana passada, o aeroporto foi alvo de ataques por homens armados e vestidos com coletes explosivos.

Os relatos indicam que os suspeitos são nacionais do Quirguistão e foram identificados pelas iniciais F.M.I. e K.V. A polícia encontrou na bagagem dos indivíduos trajes camuflados, binóculos térmicos e dois passaportes de nomes diferentes. Não foi informado se os homens entravam ou saíam da Turquia no momento da prisão.

Na noite da última terça-feira (28), três militantes armados com fuzis e bombas suicidas invadiram o Aeroporto Ataturk em Istambul . Ninguém assumiu a responsabilidade pelo ataque. Autoridades turcas acreditam que o grupo Estado Islâmico, que tem como base a Síria e o Iraque e conta com agentes na Turquia, está por trás do atentado. 

No total, 29 suspeitos de conexão com o ataque foram detidos, segundo a agência estatal de notícias Anadolu. Dezesseis destes, incluindo onze estrangeiros, foram enviados à corte de Bakirkoy nesta segunda-feira, após passar por exames médicos.

Especula-se que o extremista checheno Akhmed Chatayev, um dos principais comandantes do Estado Islâmico, orquestrou o atentado ainda que autoridades turcas não confirmem seu envolvimento.

Promotores teriam identificado dois dos três responsáveis pelo ataque, sendo eles Rakim Bulgarov e Vadim Osmanov. O terceiro envolvido ainda não foi identificado, informou a agência Anadolu. Fonte: Associated Press.