Contextualizando

Ufal é destaque em novas variedades de cana-de-açúcar

Em 22 de Outubro de 2025 às 07:30

A Rede Interuniversitária para o Desenvolvimento do Setor Sucroenergético (Ridesa), presidida pelo reitor Josealdo Tonholo, da Universidade Federal de Alagoas, realiza hoje, em Ribeirão Preto, a Liberação Nacional de Variedades RB, um dos eventos mais relevantes para a inovação e sustentabilidade do setor agrícola brasileiro, para apresentação de 18 novas variedades de cana-de-açúcar desenvolvidas pelas universidades federais que integram a rede.

Segundo Geraldo Veríssimo, um dos fundadores da Rede, coordenador adjunto e professor do Ceca/Ufal, a liberação de novas variedades ocorre a cada cinco anos, reunindo os maiores especialistas do setor.

“A Ufal é uma das principais universidades da Ridesa, especialmente por conta da Estação Experimental de Cana-de-Açúcar Serra do Ouro, que é referência nacional. Nesta edição, vamos liberar três novas variedades desenvolvidas em Alagoas, que se somam às contribuições de outras universidades, totalizando 18 novas cultivares adaptadas a diferentes biomas do Brasil”.

Criada em 1990, a Ridesa reúne 10 universidades federais que assumiram a missão de dar continuidade ao trabalho do antigo Planalsucar. Desde então, a rede se consolidou como responsável pelo desenvolvimento das variedades RB (República do Brasil), cultivadas em aproximadamente 60% da área de cana do país.

Gostou? Compartilhe  

LEIA MAIS

+Lidas