Contextualizando

UFAL, UNB e UFPE pesquisam desastre ambiental em Maceió

Em 9 de Março de 2023 às 14:46

A professora Natallya Levino, da UFAL, coordena pesquisa, em parceria com a Universidade de Brasília e Universidade Federal de Pernambuco, sobre o desastre ambiental provocado pela exploração de sal-gema pela Braskem em cinco bairros de Maceió e que, no último dia 3 de março, completou cinco anos.

Segundo esse trabalho, são cerca de 60 mil famílias dos bairros do Pinheiro, Bebedouro, Mutange, Bom Parto e parte do Farol, atingidos pela ação da empresa, dos quais muitos ainda não chegaram a um acordo em termos de indenização.

Explica Natallya Levino que a iniciativa de realizar a pesquisa decorre da necessidade de se conhecer mais sobre a questão:

“Por ser um fenômeno recente, o material produzido ainda é insuficiente para dimensionar a grandiosidade do impacto e seus desdobramentos. O repositório tem a finalidade de reunir as informações produzidas por diferentes grupos de forma a publicizar o desastre que hoje atinge quase 60 mil famílias diretamente e impacta em toda a cidade de Maceió”.

Foi criado um canal no Youtube, intitulado “Relatos de uma tragédia”, para obter mais subsídios ao trabalho.

“O canal tem o objetivo de divulgar os resultados da pesquisa e promover o debate com a comunidade sobre os dados levantados, em busca de soluções. Queremos criar esse fórum permanente de debates, porque muitas informações e análises ainda serão produzidas sobre esse caso grave registrado em Maceió”, diz a pesquisadora.

Gostou? Compartilhe  

LEIA MAIS

+Lidas