Nordeste

UFPE fará dois mil testes para coronavírus por semana a partir desta terça-feira

Jornal do Comércio | 26/05/20 - 08h46
Foto: JC Imagens

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) passará a realizar cerca de dois mil testes do tipo RT-PCR, para detectar o novo coronavírus, por semana, a partir desta terça-feira (26). Os exames serão coletados nas unidades de saúde da prefeitura do Recife e enviados para análise no laboratório da universidade. O anúncio foi feito na manhã dessa segunda-feira (25), durante coletiva de imprensa online.

A parceria entre a UFPE e a prefeitura havia sido anunciada em abril. Enquanto a gestão municipal é responsável pela aquisição e coleta dos exames, a UFPE fará uso dos equipamentos e corpo técnico para analisar as amostras em seu laboratório. "(A UFPE) Já realizou alguns exames em caráter experimental e, a partir de amanhã, vai realizar, diariamente, uma quantidade significativa de exames, tendo a projeção de dois mil exames realizados por semana, do tipo RT-PCR, que é o exame mais confiável para o acompanhamento da covid", disse o prefeito Geraldo Julio.

O reitor da UFPE, Alfredo Gomes, também participou da coletiva, e disse que os testes vão auxiliar no estudo sobre o comportamento do novo coronavírus em Pernambuco. "A universidade vem nessa luta, não apenas fazendo teste, mas desenvolvendo outras pesquisas, como sequenciamento genético e Hospital das Clínicas, que também faz parte do Plano de Contingenciamento", relatou.

Compra de respiradores

Após o Ministério Público de Contas do Estado (MPCO) ter protocolado pedido de instauração de auditoria especial para apurar a compra de ventiladores pulmonares pela Prefeitura do Recife, e a empresa Juvanete Barreto Freire ter cancelado o contrato de venda dos equipamentos, a capital pernambucana aguarda a chegada de 200 respiradores para concluir a abertura dos leitos de UTI destinados aos pacientes com o novo coronavírus. De acordo com o prefeito Geraldo Julio, há cinco processos de aquisição dos equipamentos em curso, além de um acordo judicial que prevê a entrega de 36 respiradores até o dia 11 de junho. A cidade pretende construir 334 leitos de UTI, mas apenas 125 estão em funcionamento.

Sobre o processo de compra de ventiladores cancelado, o prefeito Geraldo Julio falou da dificuldade na aquisição dos equipamentos no Brasil e no mundo, citando exemplos de municípios brasileiros que tiveram as compras da China interceptadas. O prefeito, no entanto, não falou sobre o cancelamento da empresa Juvanete Barreto Freire e sobre as denúncias de supostas irregularidades feitas pelo MPCO. O pronunciamento da gestão sobre o caso se deu na sexta (22), através de uma nota.

Atualmente, a prefeitura do Recife dispõe de 133 ventiladores, que estão distribuídos em leitos de UTI e nas salas de estabilização de pacientes nos sete hospitais de campanha. Segundo dados divulgados nesta segunda-feira (25), durante coletiva de imprensa online, a cidade pretende construir 1.075 leitos, dos quais 741 são de enfermaria e 334 de UTI. Atualmente, a capital possui 727 vagas prontas para receber pacientes, sendo 602 de enfermaria e 125 de UTI e outras 348 que não foram colocadas em funcionamento ainda. Nestes leitos, 377 estão internados, sendo 102 pessoas na UTI.

Antecipação de feriados

Durante a coletiva, o prefeito Geraldo Julio comentou sobre a possibilidade de se antecipar os feriados e se demonstrou positivo com a proposta. "Essa questão dos feriados está sendo analisado e a gente quer tomar todas as atitudes que possam ajudar a salvar vida através do isolamento", disse. A Câmara Municipal do Recife irá realizar, nesta segunda-feira (25), a votação de um requerimento que visa antecipar os feriados municipais de 2020 diante da pandemia do coronavírus.

De autoria do vereador Hélio Guabiraba (PSB), um dos principais objetivos da antecipação é aumentar os índices de isolamento social na capital pernambucana de forma a combater a doença. O Recife já contabilizou, até a última quinta-feira (21), 747 mortes por causa do novo coronavírus. O estado de Pernambuco totaliza 2.248 mortes.