Gente Famosa

Últimas palavras de Freddie Mercury para amigos são reveladas em novo doc

Revista Monet | 12/11/21 - 20h09
Divulgação

Um documentário recém-lançado no Reino Unido sobre o músico Freddie Mercury (1946-1991) revelou aquelas que foram as últimas palavras do vocalista do Queen para alguns de seus amigos mais próximos. Segundo o Daily Mirror, ‘Freddie Mercury: The Final Act’ é focado exatamente nos últimos meses de vida do cantor, vítima de complicações de seu diagnóstico de AIDS.

A fonte do documentário que revelou as palavras de despedida de Mercury cerca de seis meses antes de sua morte é Anita Dobson, amiga do cantor e esposa de Brian May, guitarrista do Queen. Dobson disse que o amigo já estava bastante magro e enfraquecido por sua doença na última interação entre eles. “Lembro que ele disse, ‘quando eu não puder cantar mais, querida, então eu vou morrer. Eu vou cair morto’”, relata Dobson no documentário.

O documentário ainda conta com depoimentos de Peter Freestone e Joe Fanelli, amigos próximos de Mercury que cuidaram do artista em seus últimos meses de vida. De acordo com Freestone, o cantor já estava tão fragilizado em seus instantes finais que recusou os medicamentos receitados por seus médicos.

Freestone contou: “A única coisa que ele tomava eram analgésicos, ele foi partindo lentamente. Um dia o Joe me ligou às 5h30 e o Freddie tinha entrado em coma, nós apenas tentamos confortá-lo. Nós vimos ele se mexer um pouco e enquanto mudávamos sua camisa vimos que seu peito havia parado de se mexer”. O documentário ainda apresenta uma fala de Brian May sobre o instante que Mercury revelou seu diagnóstico para os colegas de Queen, em 1987.

“Ele pediu para nos sentarmos e disse: ‘Ok, vocês provavelmente já sabem o que está acontecendo comigo. Já sabem com o que estou lidando. Não quero falar sobre isso, não quero nada que me faça sair de quem nós somos. Quero seguir fazendo música até a p***a do momento que não conseguir mais’”.

A vida e a carreira de Mercury foram retratados no cinema em ‘Bohemian Rhapsody’ (2018), dirigido por Bryan Singer e com Rami Malek no papel do cantor. O longa foi premiado com quatro Oscar em 2019: melhor ator (Malek), melhor edição, melhor edição de som e melhor mixagem de som. Assista a seguir ao clipe de ‘Who Wants to Live Forever’, um dos maiores sucessos do Queen: