Contextualizando

Um aspecto a considerar na disputa pelas duas vagas ao Senado

Em 7 de Janeiro de 2026 às 07:00

Um dos argumentos do MDB de Alagoas para demonstrar força eleitoral é o fato de possui mais de 70 prefeitos filiados, de um total de 102 municipios do Estado.

Isso é alardeado quando se avalia as possibilidades do senador Renan Calheiros, seu presidente regional, na busca do seu quinto mandato seguido na mais alta casa legisativa do país.

Mas como neste ano haverá duas vagas ao Senado em disputa e não há outro concorrente ao cargo pelo MDB além do próprio Renan, os prefeitos emedebistas estão assumido compromisso com candidatos de outros partidos.

O caso mais recente é o de Abrahão Moura, de Paripueira, que formalizou apoio ao deputado federal Arthur Lira (PP), levando com ele a deputada estadual Cibele Moura (MDB), sua filha.

Nessa toada, quanto mais candidatos ao Senado houver menos chances de reeleição terá Renan Calheiros.

E ainda há outros nomes significativos com possibilidades de se lançar candidato a senador, a exemplo do deputado federal Alfredo Gaspar (União Brasil), muito bem avaliado pelo seu primeiro mandato na Câmara e que faz política à base do voto de opinião, independente.

Com Alfredo Gaspar no páreo, diminuem as chances de Renan.

Gostou? Compartilhe  

LEIA MAIS

+Lidas