LEIA TAMBÉM
Com a licença aprovada pela Câmara Municipal de Maceió para o prefeito JHC (PSB) se engajar na campanha eleitoral, principalmente do irmão apelidado “JHC” para deputado federal e Rodrigo Cunha (União Brasil) para governador, o presidente da casa, vereador Galba Novaes de Castro Neto, é o prefeito interino da cidade.
Isso por conta também de o vice prefeito Ronaldo Lessa (PDT) não poder assumir essa interinidade para não incorrer em ilegalidade, por ser candidato a vice governador de Paulo Dantas (MDB), que concorre à reeleição.
O interessante é que o prefeito provisório é o terceiro membro da família, todos homônimos, a ser vereador em Maceió e a presidir a Câmara.
O primeiro foi seu avô, Galba Novaes de Castro, que deixou o Exército para se eleger vereador pela primeira vez em 1976.
O segundo foi seu pai, Galba Novaes de Castro Filho, seu pai, que também presidiu a Câmara e atualmente é deputado estadual.
Com reduto no bairro do Tabuleiro do Martins, a família descende do patriarca Vicente Novaes de Castro, um dos pioneiros da região, figura extremamente culta que tinha dentre as suas atividades escrever crônicas, sempre iniciando seus textos identificando o local de onde redigia: Planalto da Fraternidade – referência justamente ao seu bairro.
Os Novaes de Castro constituem mais uma família de Alagoas em que o exercício da atividade política passa sucessivamente de uma geração para outra.
LEIA MAIS
+Lidas