Geral

Unicef lança curso online sobre alimentação saudável

Divulgação | 06/02/20 - 19h31
Foto: © UNICEF/Karimova

O Fundo nas Nações Unidas para a Infância (UNICEF) lançou esta semana um curso online de oito horas/aula para capacitar professores sobre alimentação saudável e prevenção da obesidade em crianças. O objetivo é ajudar a desnaturalizar hábitos alimentares que aumentem a obesidade em crianças.

O curso de Educação a Distância (EAD) “Comer Saudável, Crescer Saudável” foi desenvolvido pela Cipó – Comunicação Interativa, com apoio de Beko, e é gratuito. Apesar de ser desenvolvido com foco em professores de crianças de 4 a 10 anos, qualquer pessoa pode se cadastrar e realizar o curso, que emite um certificado ao final. A formação está disponível no link cipo.org.br/ead/comersaudavel

No mundo, 40 milhões de crianças de até 5 anos de idade estão acima do peso ou obesas (UNICEF: Situação Mundial da Infância, 2019). No Brasil, uma em cada três crianças de 5 a 9 anos possui excesso de peso, 17,1% dos adolescentes estão com sobrepeso e 8,4% são obesos. Apesar da Política Nacional de Alimentação Escolar, a escola ainda é considerada um ambiente obesogênico, com lanches de baixo teor de nutrientes e alto teor de açúcar, gordura e sódio. 

Curso vale ponto no Selo UNICEF

A iniciativa chega em momento providencial: é uma alternativa para que os 1.924 municípios do Semiárido e da Amazônia possam conquistar o ponto relacionado à nutrição. Para alcançar o Selo UNICEF, os municípios precisam comprovar iniciativas relacionadas a pelo menos 12 de 17 resultados esperados, além de avançar em, ao menos, 7 de 12 indicadores de impacto social relacionados à infância e adolescência. Detalhes sobre como os municípios podem comprovar estas iniciativas podem ser acessados site do Selo UNICEF: selounicef.org.br/mudancas-nos-documentos-comprobatorios

O UNICEF apresentou o curso “Comer Saudável, Crescer Saudável” a gestores municipais dos municípios participantes do Selo UNICEF nos 46 encontros ocorridos em 18 estados entre outubro e novembro de 2019. Na ocasião, foram apresentados também outros dois cursos, que estarão disponíveis ainda em fevereiro. Todos os cursos podem ser acessados através do site do Selo UNICEF: www.selounicef.org.br/cursos.

Sobre o Selo UNICEF

A Edição 2017-2020 do Selo UNICEF conta com a participação de mais de 1.924 municípios de 18 estados brasileiros distribuídos na Amazônia e no Semiárido. Seu sucesso é resultado da parceria entre o UNICEF e governos estaduais e municipais por meio da atuação integrada entre diferentes níveis de governo voltados às crianças e adolescentes. 

Alcançar 1.924 municípios que participam do Selo UNICEF só é possível graças ao apoio de milhares de doadores individuais e de parceiros corporativos como Amil, Instituto Net Claro Embratel, Fundação Itaú Social, RGE, Enel, Coelba, Cosern, Celpe, BNDES, CPFL, Sanofi, Energisa, Celpa e Cemar. Mais informações sobre o Selo UNICEF em www.selounicef.org.br

Sobre o UNICEF

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) trabalha em alguns dos lugares mais difíceis do planeta, para alcançar as crianças mais desfavorecidas do mundo. Em 190 países e territórios, o UNICEF trabalha para cada criança, em todos os lugares, para construir um mundo melhor para todos. Acompanhe nossas ações em www.unicef.org.br e no FacebookTwitterInstagramYouTube e LinkedIn.