Alagoas

Unidades de Internação de adolescentes terão reforço na segurança com agentes especializados

Agência Alagoas | 20/04/22 - 19h35
Victor Lopes/Assessoria

A Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev), por meio da Superintendência de Medidas Socioeducativas (Sumese), iniciou, nesta quarta-feira (20), o curso de capacitação operacional que irá qualificar agentes socioeducativos para o grupo de Gerenciamento e Contenção (Gcon). Ao todo, 29 candidatos, que foram aprovados no Teste de Aptidão Física (TAF), estão participando desta etapa de seleção para reforçar a segurança nas Unidades de Internação de Adolescentes.

Segundo o coordenador do curso, Williamberg Ramos, o Gcon atua no gerenciamento de crises e ações de contenção dentro das unidades, caso seja necessário. Ele ressalta que a instrução contemplará, além do treinamento operacional, toda a legislação concernente ao atendimento socioeducativo, incluindo o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE).

“O atendimento socioeducativo é diferenciado e nossos agentes estão sendo instruídos em toda parte legislativa. Dessa forma eles saberão como proceder dentro dos limites da legalidade, evitando todo tipo de abuso. A finalidade é ter a resolução de uma possível situação de crise sem nenhum efeito colateral”, explica.

O superintendente de Medidas Socioeducativas, Otávio Rego, fala sobre a atenção do Governo de Alagoas ao atendimento socioeducativo e ressalta que o Estado tem se consolidado como referência para outras unidades da Federação.

“Buscamos a melhoria contínua dos profissionais que compõem o sistema socioeducativo, agora com um grupamento especializado que vai tratar do gerenciamento de crises. Esses agentes estarão de prontidão 24h, monitorando as atividades esportivas, educacionais e demais ações para garantir a efetivação da segurança. Medidas como esta têm fortalecido o atendimento a adolescentes em conflito com a lei e dessa forma estamos há quase quatro anos sem registrar fuga, uma marca nunca antes alcançada por um estado brasileiro”, enfatizou.

As aulas desta quarta-feira (20) contaram com a participação e palestras da equipe da Supervisão de Valorização de Pessoas da Seprev, que trabalhou temáticas acerca da qualidade do atendimento.