Meio Ambiente

Usina Coruripe se compromete a implementar princípios universais do Pacto Global da ONU

Assessoria | 28/04/21 - 22h33
Assessoria

A Usina Coruripe, uma das maiores do setor sucroenergético no país, aderiu, neste mês, à Rede Brasil do Pacto Global, iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU) para mobilizar a comunidade empresarial na promoção de práticas sustentáveis nos negócios. A companhia assinou, no dia 22 de abril, data em que é comemorado o "Dia da Terra", a declaração que atesta a cooperação no programa alinhado a dez princípios universais nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e anticorrupção.

A assinatura foi celebrada em um evento on-line com a participação dos colaboradores da empresa. No encontro, foram abordados temas importantes para a companhia, como a sustentabilidade no setor sucroenergético e a sustentabilidade estratégica. "É muito simbólico que tenhamos feito a adesão à rede no dia em que é celebrado o Dia da Terra. O compromisso com a sustentabilidade é um esforço contínuo de todos os nossos colaboradores na melhoria dos processos; por isso, mais uma vez, compartilhamos com todos esse importante passo na adoção de boas práticas", enfatiza o presidente da Usina Coruripe, Mario Lorencatto.

Como participante da rede, a Usina Coruripe terá acesso a ferramentas que contribuirão para ampliar ainda mais seu envolvimento nesses temas e avançar nas discussões e práticas em sustentabilidade. A iniciativa possibilita a participação da empresa em programas locais e internacionais, treinamentos, mentoria, projetos e ações coletivas. Também poderá acompanhar e palestrar em eventos da ONU e ter acesso a relatórios, publicações e discussões exclusivas sobre sustentabilidade.

Criado em 2000, o Pacto Global é hoje a maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo, com mais de 12 mil membros, em quase 70 redes locais de 160 países. A iniciativa no Brasil é atualmente a maior das Américas, com mais de 1.100 membros.  Ao integrar a Rede Brasil do Pacto Global, a Coruripe compromete-se a reportar, a cada dois anos, o seu progresso em relação aos dez princípios. "Com a adesão à rede, ampliaremos nossa troca de conhecimentos junto a outras organizações e poderemos encontrar novas formas de contribuir para o alcance da agenda global de sustentabilidade", afirma Lorencatto. 

Sobre a Usina Coruripe

A Usina Coruripe, controlada pelo grupo Tércio Wanderley, com sede em Coruripe (AL) e fundada em 1925, é a maior empresa do setor sucroenergético no Norte/Nordeste. Está também entre os maiores grupos do setor em Minas Gerais e é uma das 10 maiores do Brasil. Com quatro unidades em Minas Gerais (em Iturama, Campo Florido, Carneirinho e Limeira do Oeste), uma em Alagoas (Coruripe) e um terminal ferroviário próprio em Fernandópolis (SP), a Usina Coruripe possui capacidade de moagem de 15 milhões de toneladas de cana-de-açúcar, produz mais de 1 milhão de toneladas de açúcar, cerca de 500 milhões de litros de etanol, com capacidade de armazenagem de cerca da metade dessa produção, e comercializa energia renovável produzida a partir da queima de biomassa.