Geral

'Uso de Auto-Escada poderia trazer risco às guarnições', explica comandante dos Bombeiros

Redação TNH1 com TV Pajuçara | 29/05/19 - 19h12
Reprodução/TV Pajuçara

Militares do Corpo de Bombeiros de Alagoas (CBM-AL) concederam entrevista à TV Pajuçara na noite desta quarta-feira (29), e explicou porque a viatura denominada Auto-Escada não ter sido utilizada durante o combate ao incêndio que atingiu um edifício na Jatiúca, nesta manhã. O questionamento foi feito por algumas pessoas durante a ação dos militares.

O coronel André, comandante do CBM-AL, afirmou que a viatura não foi usada pela característica do serviço. “É uma viatura que é mais voltada para o combate de incêndio externo, e não interno”, disse. “O uso da escada poderia trazer risco para as guarnições. O jateamento poderia por vidas em risco”, completou.

Integrante da Diretoria de Serviços Técnicos, o capitão Vasconcelos disse à equipe de reportagem que a maior dificuldade encontrada no combate ao incêndio foi o içamento da água. “Não funcionou. Tentaram várias manobras. No final, usaram o içamento interno pelas escadas, até chegar ao foco das chamas”, afirmou. O capitão contou também que os extintores do prédio estavam funcionando, assim como as mangueiras, mas algumas estavam rasgadas.

Tempo de resposta

Questionado sobre a demora dos bombeiros para chegar ao local, ponto levantado por alguns moradores do edifício atingido, o capitão disse que necessita de mais dados sobre a ocorrência. “É o tipo de informação que temos que sondar com o Ciods (Centro Integrado de Operações da Defesa Social) e com as guarnições. Geralmente, conseguimos chegar [às ocorrências] em um tempo de resposta ágil”, explicou. “Às vezes, as pessoas tentam combater [as chamas] antes de chamar os bombeiros. Pode ser que o foco tenha começado mais cedo, mas o acionamento tenha sido mais tarde”, adicionou Vasconcelos.

O militar falou ainda que a última vistoria contra incêndios realizada no prédio foi em 208, há mais de 10 anos. “Tem um tempo que já deveria ter sido realizada. A solicitação da vistoria é uma forma de garantir que todas as medidas [contra incêndios] serão fiscalizadas”, finalizou. A perícia no local já foi acionada, e deve ser concluída em até 30 dias.