Alagoas

Vacinação em Alagoas começa às 8h desta terça-feira, diz Renan Filho

Paulo Victor Malta | 18/01/21 - 09h22 - Atualizado em 18/01/21 - 14h32
Renan Filho participou, em SP, da cerimônia do Ministério da Saúde que marcou o início da distribuição dos imunizantes aos Estados | Foto: Márcio Ferreira /Agência Alagoas

Em entrevista à Rádio Pajuçara FM Maceió na manhã desta segunda-feira (18), o governador de Alagoas, Renan Filho (MDB), afirmou que a vacinação contra Covid-19 começa às 8h desta terça-feira (19). Ouça a entrevista completa no link abaixo

As '15horsa o governador Renan Filho concede entrevista coletiva ainda no Aerporto Zumbi dos Palmares. 

O primeiro lote de CoronaVac chegará no Aeroporto Zumbi dos Palmares às 16h45 de hoje. A Polícia Federal vai entregar a carga ao governo alagoano, que vai organizar a logística para a distribuição e o início da vacinação.  

"Estarei presente no aeroporto para receber a chegada das vacinas. Assim que as vacinas chegarem, nós vamos acondicioná-las da maneira que manda o regulamento do Ministério da Saúde em câmaras frias e iniciar a distribuição para já amanhã, às 8h da manhã, iniciarmos o Plano Estadual de Vacinação. E enviar também vacina para os municípios que tenham o público prioritário a ser vacinado neste primeiro momento", disse o governador. 

Foto: Márcio Ferreira / Agência Alagoas 

Serão vacinados, inicialmente, os profissionais da saúde que atuam na linha de frente de combate ao novo coronavírus em Alagoas, indígenas aldeados e pessoas com mais de 75 anos de idade.

"Nesse primeiro momento, só podemos vacinar 35 mil alagoanos. Ainda não temos a resposta de quando chegará o segundo lote. A Polícia Federal vai receber o lote no aeroporto e entregar ao Governo do Estado. Determinei que a Secretaria de Segurança Pública acompanhe diretamente por 24h para que nós não tenhamos problemas. Obviamente é uma carga muito valiosa para o nosso estado neste momento", completou. 

Para Alagoas, serão 70 mil doses numa primeira leva da vacina fabricada pelo Instituto Butantan em parceria com o laboratório chinês Sinovac. 

"Quem se cuidou e não pegou até agora, tem que continuar se cuidando. Não adianta ter se cuidado e, quando chega próximo da vacinação, descuidar, ser infectado e correr risco. É preciso manter as medidas de segurança, como o uso de máscara e uso de álcool em gel". 

O secretário de saúde de Alagoas, Alexandre Ayres, afirmou na manhã desta segunda-feira (18) que 6.300 profissionais de saúde do setor público serão os primeiros vacinados com as doses da CoronaVac, vacina que teve uso emergencial autorizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no último domingo (17).