O ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz, anunciou que o comparecimento às eleições de 2026 será considerado prova de vida para beneficiários do INSS, conforme uma portaria de 2022 que estabelece novas regras para a validação de vida dos segurados.
A portaria 1.408, publicada em fevereiro de 2022, inclui a votação e a vacinação entre os critérios que permitem que os segurados sejam considerados vivos, substituindo a necessidade de prova de vida presencial em bancos.
Atualmente, beneficiários que não utilizam serviços públicos frequentemente ainda podem comprovar sua vida através do aplicativo Meu INSS ou comparecendo a agências, enquanto o INSS notifica aqueles que não registram movimentações para regularizar sua situação.
O ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz, afirmou nesta quinta-feira (17) que o comparecimento nas eleições de 2026 servirá como prova de vida para o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).
LEIA TAMBÉM
Segundo ele, a medida está estabelecida em portaria publicada em 2022. Em fevereiro daquele ano, José Carlos Oliveira, presidente do INSS, disciplinou na portaria 1.408, as regras válidas para que segurados fossem considerados vivos para receber o benefício da Previdência Social. Votar nas eleições e vacinar-se estavam entre elas.
Em 2024, os eleitores que compareceram às urnas já tiveram a atualização cadastral validada. As eleições ocorrem nos dias 4 e 25 de outubro. Mais de 158 milhões de brasileiros estão aptos a votar neste ano.
Antes da portaria de 2022, aposentados e pensionistas do INSS precisavam fazer a prova de vida nos bancos responsáveis pelo pagamento do benefício. Depois, o governo passou a cruzar bancos de dados públicos e privados para confirmar os dados cadastrais.
Hoje, só é necessário realizar prova de vida se o beneficiário não usar serviços públicos com frequência ou tiver pouco acesso digital.
Mesmo nesses casos é possível provar que ainda está vivo por meio de procedimento no aplicativo Meu INSS, por exemplo. O aposentado também pode, se necessário, comparecer à agência onde recebe o pagamento com documento oficial com foto.
O que é considerado válido como prova de vida nas regras atuais?
Quando o aposentado não registra movimentações, ele é acionado pelo INSS via WhatsApp e tem 30 dias para regularizar a situação. Em outubro do ano passado, cerca de 4 milhões de pessoas foram acionadas.
O anúncio do ministro ocorreu em entrevista após visita em uma agência do INSS na capital paulista.
LEIA MAIS
+Lidas