Alagoas

“Vamos aproveitar o distensionamento da rede hospitalar para acelerar vacinação”, diz secretário da Saúde

Ascom Sesau | 20/07/21 - 14h30
Ascom Sesau

O secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, destacou, em entrevista à imprensa, nesta terça-feira (20), a importância de aproveitar o momento de distensionamento da rede hospitalar para acelerar a vacinação em Alagoas.

“Começamos a terça-feira com notícias boas, com essas doses chegando para que a gente possa acelerar a vacinação dos cidadãos alagoanos e, principalmente, vamos aproveitar o momento de distensionamento da nossa rede hospitalar. É chegado o momento de a gente proteger o mais rapidamente todos alagoanos para que não passemos mais por períodos de dificuldade, de tensionamento, de pressão na rede”, disse Ayres.

Hoje Alagoas recebe do Ministério da Saúde (MS) 135.870 doses de imunizantes contra a Covid-19. Sendo, 18.720 da Pfizer, 16.600 da AstraZeneca e 27.800 da CoronaVac. Será enviado também mais uma remessa extra no decorrer da semana, com mais 72.750 doses da AstraZeneca.

Segundo Ayres, cada município é responsável pelo seu calendário de vacinação. “Alguns municípios tem mais dificuldades, outros conseguem agilizar, mas, o mais importante é que a gente possa de maneira conjunta vencer esse problema e a gente só vai conseguir vacinando a nossa população”, explica o gestor da saúde.

Em média, 35% da população alagoana já está vacinada com a primeira dose. Mas, o secretário destacou a importância de as pessoas irem aos postos de saúde e, nos locais onde está ocorrendo à vacinação, para tomar a segunda dose, caso necessário.

“É muito importante deixar claro que as medidas restritivas do Governo do Estado também contribuíram para que a gente pudesse evitar o colapso na rede. Passamos pela segunda onda como um dos poucos Estados a não colapsar a rede hospitalar. Isso é uma vitória do povo alagoano, mas, principalmente, uma vitória da ciência. Foi graças à vacinação que a gente conseguiu chegar nesse patamar. Então, por isso, é muito importante que os cidadãos finalizem os seus esquemas vacinais. Quem tomou a primeira dose precisa procurar os postos de vacinação para tomar à segunda. Isso é muito importante”, ressalta.

Balanço – Desde o início da Campanha Estadual de Vacinação em Alagoas, em 19 de janeiro deste ano, foram vacinadas 1.638.468 pessoas. Deste total, 1.175.998 pessoas tomaram a primeira dose (D1) e 462.470 já foram imunizadas com a segunda dose (D2) e dose única (DU).