Saúde

Varíola dos macacos: infectologista explica transmissão do vírus já confirmado em 16 países

TNH1 com TV Pajuçara | 23/05/22 - 15h11
Já foram confirmados mais de 120 casos em 16 países | Foto: Reprodução

Uma rara infecção viral voltou a deixar autoridades de saúde em alerta ao redor do mundo. Trata-se da varíola dos macacos, que teve mais de 120 casos registrados e já foi confirmada em 16 países, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS).  

Em entrevista ao programa Fique Alerta, da TV Pajuçara,  a médica infectologista Luciana Pacheco, professora da Universidade de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), esclareceu como o vírus é transmitido.

"Os primeiros registros aconteceram na África desde 1958. Esse tipo de varíola foi registrados nos macacos e em alguns roedores. É um vírus que é da mesma família da varíola humana, ou seja, são parentais. Já em 1970, também na África, já houve o primeiro registro do caso de varíola dos macacos em humanos.", Então, provavelmente essa pessoa se contaminou através do contato com o animal e transmitiu para outros seres humanos, através da respiração ou contato com as lesões. Sinceramente, eu nunca vi casos ou a presença desse vírus em humanos. O último caso que foi relatado no Brasil foi antes de 1980", disse Luciana.

A infectologista também explicou como identificar os sintomas da doença. "Primeiramente, o vírus passa um período de dez dias de encubação no corpo do hospedeiro. Os sintomas da varíola dos macacos geralmente começam com uma mistura de febre, dores de cabeça, dores musculares, dores nas costas, calafrios, exaustão e linfonodos inchados, que são aquelas vesículas que aparecem pelo corpo", disse.

Luciana Pacheco ainda alertou para futuros casos da doença no Brasil. "Já vimos vários casos relatados no mundo e, agora, na Argentina. Então, provavelmente, esse vírus brevemente deve chegar aqui no Brasil. A facilidade de transmissão do vírus é muito fácil nos dias de hoje devido a globalização e rapidez da locomoção das pessoas. Temos bastantes casos na Europa e EUA. E parece que o vírus chegou aqui na América do Sul", explicou a professora.

Vacinação como melhor forma de prevenção - A varíola foi declarada erradicada há mais de 40 anos e as vacinas contra a varíola de primeira geração não estão mais disponíveis para o público em geral. Porém, uma vacina recente foi desenvolvida pela Bavarian Nordic para a prevenção da varíola e da varíola dos macacos foi aprovada na União Europeia, Estados Unidos e Canadá. Alguns antivirais também estão sendo desenvolvidos pelo grupo.

Atualmente, não há tratamento específico recomendado para a varíola dos macacos e geralmente ela desaparece por conta própria.

Veja a entrevista com a infectologista na íntegra: