Nordeste

Vazamento de óleo de refinaria chega a mangue em Pernambuco

Folha de Pernambuco | 28/08/19 - 19h27
Rafael Furtado/Folha de Pernambuco

Um dia depois do início da remoção de 5 mil litros de óleo que vazaram da caixa separadora da Refinaria Abreu e Lima, no Complexo Portuário de Suape, em Ipojuca, na Região Metropolitana do Recife, uma equipe técnica da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) voltou, nesta quarta-feira (28), ao local do vazamento para dar continuidade ao trabalho de avaliação dos danos causados. Os agentes irão percorrer outras áreas da refinaria para completar a vistoria. 

O líquido vazado chegou a uma área de mangue que passa embaixo da rodovia PE-60. Em nota, a Petrobras informou que avançou no trabalho e que o produto vazado continua contido na área interna. A limpeza está sendo executada com barreiras de contenção preventiva e caminhões a vácuo para recolhimento do óleo. A refinaria continua operando normalmente. 

Peritos criminais federais foram ao local nessa terça-feira (27) para realizar laudo que deverá apontar quais foram as causas do vazamento e a extensão do possível dano ambiental. O resultado deve sair em até 30 dias, e um inquérito pode ser instaurado para atribuir as devidas responsabilidades aos envolvidos. A Promotoria de Ipojuca deverá acionar o Ministério Público de Pernambuco (MPPE).