O inverno, com seus dias mais curtos, temperaturas baixas e menor incidência de luz solar, pode afetar diretamente o humor e a disposição. É comum sentir um pouco mais de preguiça, desânimo e até traços de tristeza durante essa estação, um fenômeno muitas vezes associado à chamada “depressão sazonal”.
LEIA TAMBÉM
Contudo, segundo a professora Jaqueline Barbosa da Silva, do curso de Nutrição da Faculdade Santa Marcelina, a resposta para enfrentar esse combo emocional pode estar no prato. “Alguns alimentos funcionam como verdadeiros ‘abraços’ no nosso corpo e mente. Eles ajudam a manter o humor equilibrado, fornecem energia e ainda fortalecem o sistema imunológico — tudo o que precisamos nos meses mais frios do ano”, afirma.
Abaixo, Jaqueline Barbosa da Silva lista alguns nutrientes e alimentos que ajudam a manter a disposição no inverno:
A especialista destaca que o segredo está em unir nutrientes essenciais a preparações reconfortantes. Chás de ervas, como camomila, gengibre e canela, caldos com tubérculos e leguminosas e até doces caseiros são opções que aquecem o corpo e confortam emocionalmente.
“Não é preciso cortar o doce. Com equilíbrio, é possível matar a vontade de forma nutritiva e saudável, com mingaus, frutas com chocolate 70% cacau ou bolos com ingredientes naturais. Além disso, evitar longos períodos em jejum ajuda a controlar os impulsos alimentares”, completa Jaqueline Barbosa da Silva.
Veja sugestão de cardápio para um dia de inverno com mais energia e leveza:
“Com pequenas escolhas diárias e um olhar mais acolhedor para a alimentação, é possível atravessar o inverno com mais equilíbrio, saúde e até felicidade”, finaliza Jaqueline Barbosa da Silva.
Por Nágila Pires
+Lidas